Lançado no início de abril pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), o edital emergencial Ciência e Tecnologia no combate à COVID-19 anunciou o resultado preliminar dos projetos selecionados. Cinco pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria tiveram seus projetos contemplados e receberão fomento para a execução.
O edital contemplou pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que apresentaram pesquisas com potencial de retorno em curto prazo. De acordo com a Fundação, o período de execução dos projetos é de 12 meses, com um investimento total estimado em R$ 5 milhões, com possibilidade de suplementação.
Os projetos que serão executados na UFSM são pesquisas que contemplam os impactos da pandemia na saúde mental de estudantes e profissionais de saúde, impactos socioeconômicos, desenvolvimento de plataformas de diagnóstico e desenvolvimento de produtos antivirais candidatos terapêuticos para a COVID-19.
Projetos da UFSM contemplados
- Ansiedade, depressão, estresse e sua relação com a saúde e percepção de riscos e danos de profissionais de enfermagem de hospitais de referência do Rio Grande do Sul no enfrentamento da pandemia COVID-19: estudo de métodos mistos, da professora Alexa Pupiara Flores Coelho, do curso de graduação em Enfermagem da UFSM-Palmeira das Missões.
- Saúde mental e uso de substâncias psicoativas em estudantes da área da saúde durante a pandemia da covid-19, da professora do Departamento de Enfermagem Daiana Foggiato de Siqueira.
- Observatório socioeconômico da covid-19: uma análise do impacto da pandemia em questões econômicas e sociais por meio de uma perspectiva estadual, regional e nacional, do professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais Daniel Arruda Coronel.
- Desenvolvimento de uma plataforma multiplex para diagnóstico molecular diferencial de COVID-19, do professor Eduardo Furtado Flores, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.
- Estudo dos Efeitos da Azitromicina, Anticorpo anti-CD147, Indometacina e Nimesulida na Infeção de Células Pulmonares Humanas com SARS-CoV2, da professora Micheli Mainardi Pillat, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSM.