UFSM e HUSM respondem dúvidas sobre coronavírus durante transmissão ao vivo

Na manhã desta sexta-feira, 20, aconteceu a live tira-dúvidas UFSM Responde. O reitor da Universidade, Paulo Burmann, o dr. Alexandre Vargas Schwarzbold, infectologista do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e a enfermeira e Gerente de Atenção à Saúde do HUSM, Soeli Guerra, responderam perguntas da comunidade sobre  o Coronavírus e as ações da instituição e do HUSM frente à situação.

Durante a transmissão, que contabilizou mais de 1500 visualizações ao vivo, foram respondidas questões acerca do contágio e cuidados com o vírus, posicionamento e andamento das atividades da UFSM durante o período de quarentena, bem como o funcionamento do HUSM e os casos da doença em Santa Maria.

Na ocasião, Burmann relembrou que os serviços essenciais da universidade estão funcionando e que as equipes de saúde estão atuando com força máxima para auxiliar no enfrentamento ao vírus e proteção da população. “Em respeito a esse trabalho, pedimos que, aqueles que puderem, permaneçam em suas casas e sigam as recomendações dos órgãos de saúde”, destacou o reitor.

Soeli Guerra destacou a importância de iniciativas como essa e lembrou sobre o papel fundamental do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). “O hospital vem trabalhando para preparar suas equipes. Desde janeiro realizamos capacitações internas e, progressivamente, fomos tomando outras medidas, como a contenção de área laboratorial e restrição de acessos ao hospital. O HUSM é referência para quase 50 municípios, precisamos tomar todos os cuidados”, frisou.

O infectologista Alexandre Schwarzbold salientou que a existência de espaços como esse, que levam informações sérias à população, é fundamental e se constitui como uma das finalidades da universidade. Ele alertou: “Estamos diante de uma situação infecciosa em que o homem não estava preparado, nossa imunidade não estava preparada. Precisamos estar unidos com uma resposta global e local para diminuirmos a chance dessa pandemia se agravar. Devemos pensar ainda na população de risco. Precisamos cuidar uns dos outros”.

O reitor ainda lembrou outras ações que já estão sendo tomadas pela universidade, em quatro frentes principais de atuação. “Estamos dialogando com o Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Ebserh acerca do apoio que necessitamos para oferecer testes que diagnosticam o Coronavírus no HUSM. Temos grande parte da estrutura, faltam alguns equipamentos e insumos. Também, junto ao Ministério Público Federal e pró-reitorias de administração e infraestrutura, estamos batalhando para conseguirmos concluir, em tempo recorde, as obras da CTI do HUSM, que estão 70% finalizadas e gerariam mais 40 leitos. A terceira frente é um esforço conjunto da universidade, município, estado e União. Estamos nos mobilizando para a abertura de leitos e aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria. A UFSM está trabalhando para ampliar a produção de álcool gel, que poderá ser disponibilizado para auxiliar no combate ao vírus”, declarou Burmann.

Para aqueles que não puderam assistir a transmissão ao vivo, o vídeo completo está disponível no Farol. As dúvidas que não puderam ser respondidas ao vivo, em virtude do tempo, serão respondidas na página do Coronavírus no site da UFSM.

Ações da UFSM

Para auxiliar na redução da disseminação do vírus, desde o dia 17 a UFSM está com atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas. No último dia 18, foi lançada uma central telefônica, o Disque Covid, com o objetivo de esclarecer dúvidas da comunidade sobre o Coronavírus. Os números do serviço são 3220-8500 e 3213-1800, funcionando diariamente das 7h às 19h.

Todas as medidas, ações e  informações da UFSM frente ao Coronavírus podem ser encontradas no site.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor