Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM articula defesa pelas universidades públicas na Assembleia Legislativa do estado



Na tarde da última terça-feira, 10, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi buscar apoio para a reativação da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades e Institutos Federais.

Convocado por Burmann, com a articulação do deputado Valdeci Oliveira, o evento reuniu dirigentes das Universidades e Institutos Federais do estado e parlamentares gaúchos, para relatar sobre a situação orçamentária das instituições bem como sobre os recentes anúncios e ataques do Ministério da Educação. A intenção foi sensibilizar os deputados e buscar apoio político contra os cortes e para a defesa da educação pública, além de uma aproximação com o Congresso Nacional.

Na ocasião, o reitor da UFSM destacou que os cortes na instituição chegam em até 40%, prejudicando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, inviabilizando o custeio e dificultando a continuidade de atividades fundamentais. Salientou, também, que é preciso articular uma agenda com os presidentes da Câmara e do Senado Federal para que, posteriormente, sensibilizem o Ministério da Educação.

Diante dessa situação, ficou definido que a UFSM será responsável por organizar e compilar dados e informações das instituições gaúchas, para repassar diretamente ao presidente da Assembleia Legislativa do estado, Ernani Polo. Essa etapa será realizada até a próxima segunda-feira (16). A partir daí, o presidente comprometeu-se a articular a defesa das instituições junto à coordenação da bancada estatual, em Brasília, visando com que proponham uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre.

A UFSM foi protagonista na organização de tais encontros em defesa das universidades, e essa reunião faz parte um plano de ação institucional em busca de mobilização e apoio contra os cortes. Outras atividades como diálogos com vereadores da cidade e reuniões internas com pró-reitores, diretores, coordenadores e comunidade acadêmica também já estão acontecendo. Nos próximos dias, novas agendas serão marcadas.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Foto: Joel Vargas / Fotógrafo da Assembleia Legislativa do estado

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51393

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes