Nos últimos anos, o Jardim Botânico da UFSM tem se tornado um espaço cada vez mais reconhecido para a comunidade, tendo recebido em 2019 cerca de 10 mil visitantes, com um público bastante diversificado. Considerando o aumento significativo do número de visitantes, a abertura do jardim nas tardes de domingo e a fácil localização no campus sede, serão recebidas até o dia 31 de março propostas de ações de extensão que possam ser desenvolvidas no Jardim Botânico. As propostas podem ser enviadas por servidores da UFSM e também de outras instituições de ensino superior.
Órgão vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), o Jardim Botânico da UFSM dispõe de um espaço físico de 13 hectares, com viveiros e coleções de plantas nativas e exóticas, além de uma sede com hall para exposições e um auditório. De segunda a sexta-feira, o público-alvo é composto predominantemente por alunos e professores da educação básica. No entanto, durante a semana o jardim também recebe grupos de estrangeiros, pessoas com necessidades especiais, idosos e grupos de entidades beneficentes. Aos domingos, há demanda por atividades artísticas e culturais voltadas para o público em geral.
As ações de extensão podem ser desenvolvidas, por exemplo, no formato de oficinas, seminários ou minicursos. Podem também ser decorrentes de disciplinas ou projetos e programas de extensão institucionais.
O Jardim Botânico da UFSM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos, das 15h às 19h. Os interessados em sugerir ações de extensão para serem desenvolvidas em suas dependências devem preencher o formulário de inscrição. Outras informações constam no memorando circular N° 02/2020 do CCNE.