Caminhada no Campus visa prevenção do Câncer de Mama

Maio é o mês de prevenção do Câncer de Mama, de acordo com a Lei Municipal nº 3951/1995. Para tanto, dia 8 de maio, às 11h30min, acontece no campus universitário uma caminhada do Arco de entrada da UFSM até o Restaurante Universitário (RU), onde haverá entrega de folder sobre a prevenção dessa enfermidade.

A iniciativa é aberta a comunidade acadêmica, como alunos, professores e servidores técnico-administrativos.  A promoção é do Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer de Mama, Grupo Renascer.

O Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer de Mama – Grupo Renascer – HUSM existe desde 22 de agosto de 1991, realizando reuniões quinzenais, em uma sala do 2º andar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O projeto deste grupo está registrado no Gabinete de Projetos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria, sob inscrição nº 026257.

O Grupo Renascer atende mulheres, oriundas de toda região, diagnosticadas com câncer de mama atendidas no HUSM ou em outro serviço, independente do estágio da doença para apoio emocional, troca de experiências, autoajuda, com orientações e esclarecimentos sobre a evolução da doença, tratamento e prevenção pelos profissionais. O grupo também é um facilitador dos atendimentos, onde os profissionais ouvem as mulheres e as encaminham para o atendimento de saúde que necessita.

O grupo de mulheres que frequenta é variável e flutuante, porque muitas delas participam enquanto estão em tratamento, logo após retornam a sua cidade de origem, e as moradoras de Santa Maria. Atualmente participam em torno de vinte mulheres.

A equipe de profissionais é composta por três enfermeiras, duas fisioterapeutas, um médico e um psicólogo. Participam ainda acadêmicos de enfermagem, fisioterapia e psicologia.

Cabe destacar que este grupo não possui fins lucrativos, apenas recursos advindos de rifas e bazares de produtos artesanais que revertem em próteses mamárias externas, passagens rodoviárias para pacientes em tratamento e atividades sociais e de lazer para promover a autoestima dessas mulheres.