Integrantes da AUGM estão em Santa Maria

A 3ª Reunião do Comitê História, Região e Fronteiras da AUGM, sediada, neste ano, pela Universidade Federal de Santa Maria, acontecerá de 26 a 28 de abril. O Comitê reunirá pesquisadores de Universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia para a apresentação de resultados de pesquisas ou projetos de pesquisa de seus integrantes. A conferência de abertura será proferida pelo professor Dr. José Carlos Chiaramonte (UBA, Argentina) abordando o tema Reflexiones sobre los balances del bicentenário, a ser realizada às 10h de quinta-feira (26), no auditório do  prédio 74-C, Campus Universitário.

A Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) é uma composição dos referidos países com o objetivo de integração regional, totalizando 21 universidades públicas integrantes. A participação da UFSM reflete-se pela importância do Comitê em reunir estudantes dos países do Cone Sul, tanto de graduação como de pós-graduação, no que se referem a intercâmbio, projetos de pesquisa em conjunto, professores colaboradores em programas de pós-graduação e mobilidade estudantil, entre outros. O Programa de Pós-graduação em História da UFSM tem professores, em seu quadro, que integram a AUGM. O Brasil participa com oito Instituições de Ensino Superior, sendo que no Rio Grande do Sul, além da UFSM, participa também a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Informações adicionais podem ser obtidas no site:  www.ufsm.br/ppghistoria. O encontro é uma promoção do Programa de Pós-graduação em História da UFSM com apoio de FAPERGS, CAPES, UFRGS e AUGM.