Servidores da UFSM devem realizar exames periódicos

A Universidade Federal de Santa Maria está oferecendo para 4.381 servidores a oportunidade de realizar os exames periódicos ocupacionais. As informações completas estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Para acessar, CLIQUE AQUI

É importante que o servidor acesse também os seguintes links:

– Informações úteis sobre os exames, CLIQUE AQUI.

– Guia passo-a- passo com instruções para a realização dos exames, CLIQUE AQUI.

O médico do trabalho da UFSM, José Ricardo Cantarelli e o coordenador de Qualidade de Vida do Servidor, Carlos Augusto Cunha Filho, esclarecem mais alguns pontos sobre o processo.

P.M – Que servidores devem fazer exames?

Todos os servidores ativos da UFSM, incluindo os demais campi da universidade: Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões e Silveira Martins.

P.M – Que exames o funcionário deve fazer?

O servidor faz os exames de acordo com sua idade e sexo. Os pedidos são gerados através do preenchimento online de um formulário, acessando o modulo servidor – SIAPENET. Caso o funcionário não tenha acesso, deverá solicitar junto à coordenadoria de pagamentos/PPRH,  4º andar do prédio da reitoria, sala  421, a habilitação de usuário e senha. Telefone: 3220-8325 ou 8125.

P.M – Os exames são obrigatórios?

Não. No entanto, o funcionário que não deseja realizar os exames deve assinar um termo de consentimento, responsabilizando-se por tal decisão.

P.M – Que doenças podem ser prevenidas/identificadas através dos Exames periódicos?

Doenças cardiovasculares; endocrinológicas (diabetes, colesterol…); doenças renais hepáticas; câncer de mama, próstata e intestinais; problemas oftalmológicos; doenças ocupacionais; ósseo musculares.

P.M – Em que período e local serão realizadas as coletas?

De 23 abril a 4 de maio serão realizadas as coletas para os servidores do HUSM, que serão feitas no próprio hospital  (contatar CRH para informações sobre local e datas de coleta). E a partir de 8 de maio iniciam as coletas para o resto da Universidade.  Serão realizadas nas dependências da Unidade de Atenção à Saúde Ocupacional dos Servidores da UFSM – PRRH, Prédio 48, ao lado da COPERVES.

A empresa Labmed estará na universidade nas terças e quintas-feiras pela parte da manhã para realizar as coletas.

Após essa etapa, os exames clínicos, que inicialmente serão realizados pelo próprio Dr. Ricardo, também acontecem na Unidade de Atenção à Saúde Ocupacional dos Servidores.

P.M – Qual deve ser a condição do servidor para realizar a coleta?

O servidor deverá estar em jejum de 12 horas.

Repórter:

Patrcia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.