Nesta quarta-feira (25), a TV Campus lança o documentário Migrar Não é Delito, que retrata a presença de imigrantes e refugiados que entraram na universidade através da Resolução Nº 041/2016, que instituiu o Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior na UFSM para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade.
O documentário tem como objetivo mostrar a atuação e contribuição desses estudantes para o ambiente acadêmico e a sociedade, por meio dos projetos de pesquisa que desenvolvem na universidade. Para isso, foram abordados dois projetos propostos por estudantes imigrantes. Um deles é o projeto “Energia pour Tours” que é composto por quatro universitários haitianos de cursos da engenharia, que produzem vídeos para o Youtube. Eles têm o intuito de levar informações sobre energias sustentáveis para o Haiti, a fim de contribuir para a melhoria da produção de energia do país. O outro projeto, “Sauté pour Haiti”, proposto por haitianos estudantes das áreas da saúde, busca estudar o modelo brasileiro do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de implementar um sistema de saúde similar no Haiti.
Além dos projetos, também há a participação do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello), que auxilia estudantes imigrantes e refugiados na UFSM. O documentário vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h, no canal 15 da Net. Ele será reprisado na terça-feira, às 13h, na sexta-feira, às 20h30min, e no domingo, às 16h.
Após a exibição, o documentário fica disponível nas mídias sociais da TV Campus: Facebook, Youtube, Instagram e Farol.
Ficha técnica do documentário:
Direção – Luana Giazzon
Roteiro – Eduarda Nenê da Costa, Luana Giazzon e Luciana Turcato
Direção de Fotografia – Felippe Richardt, Thomás Townsend e Victória Alves
Produção – Eduarda Nenê da Costa, Luana Giazzon e Luciana Turcato
Som Direto e Mixagem de Som – Jimmy Braz
Montagem – Rafael Salles
Colorização – Thomás Townsend
Trilha Original – Jimmy Braz
Divulgação – Débora Flores Dalla Pozza, Eduarda Nenê da Costa, Luana Giazzon e Luciana Turcato
Fotografia Still – Victória Alves
Making Of – Eduarda Nenê da Costa e Luciana Turcato