O evento “40 Anos da Lei da Anistia. Pensando as novas formas de autoritarismo” será realizado na terça-feira (17), das 17h às 19h, no auditório da Progep, prédio 48C do campus sede.
O coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul (CEV/RS) entre os anos 2012 e 2014, Carlos Federico Barcellos Guazzelli, irá ministrar a palestra “Justiça de transição no Brasil: da Lei da Anistia às comissões da verdade”. Como debatedora, estará a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Virginia Susana Vecchioli.
A iniciativa tem como objetivo refletir sobre o passado recente das ditaduras dos países do Cone Sul e sobre o presente no atual contexto de contestação às conquistas do Brasil no campo dos direitos humanos.
Já na quinta-feira (19), no mesmo local e horário, o evento terá continuidade com o tema “40 anos da anistia: uma luta do passado, repercussões no presente”, a ser abordado pelos palestrantes Carlos Artur Gallo, professor do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Gilvan Odival Veiga Dockhorn, professor lotado no Departamento de Turismo da UFSM. Como comentarista, estará o professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais Cleber Ori Cuti Martins.
A organização do evento é dos professores Virginia Vecchioli, Cleber Cuti e Cláudia Kessler, do Departamento de Ciências Sociais do CCSH, com apoio do curso de licenciatura em Ciências Sociais.
O evento é aberto a todos os interessados. Inscrições no local. Haverá entrega de certificados. Mais informações pelo email lcs@ufsm.br.