A Universidade Federal de Santa Maria está entre as melhores Universidades da América Latina, de acordo com o ranking de 2019 da revista inglesa Times Higher Education (THE), publicado no último dia 18. Em comparação ao ranking de 2018, a UFSM subiu da 51ª para a 46º posição.
Das 150 instituições da América Latina que aparecem no ranking, 52 são do Brasil, sendo este o país com maior número de universidades classificadas. O primeiro lugar deste ano foi ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, que desbancou a Universidade de São Paulo (USP).
Os rankings universitários da Times Higher Education Latin America 2019 classificam universidades de 12 países da América Latina e Caribe e baseiam-se nos mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com modificações especiais para melhor refletir as características das instituições da América Latina.
Os cinco critérios são: ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, rendimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (panorama da equipe, estudantes e pesquisa no exterior) e aproveitamento na indústria (transferência de conhecimento). A pontuação da UFSM nas categorias do ranking em cada uma podem ser conferidas abaixo:
Nota da UFSM
Pontuação geral: 55.3 pontos
Ensino: 66.5 pontos
Pesquisa: 66.0 pontos
Citações: 34.2 pontos
Aproveitamento na indústria: 38.5 pontos
Perspectiva internacional: 18.9 pontos
A Times Higher Education é uma publicação britânica, considerada uma das principais avaliações educacionais do mundo todo, que analisa universidades desde 2011. O recorte específico sobre as instituições de ensino superior da América Latina foi feito pela primeira vez em 2016.
Texto: Laura Coelho/Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor