Na última semana foi confirmada pelo curso de História da UFSM a disciplina não-obrigatória intitulada “Fenômenos Literários Contemporâneos: Harry Potter e a virada do milênio”, que será ministrada pela professora Nikelen Witter. A matéria estreará já no próximo semestre, com carga horária de 30 horas.
“Várias universidades, tanto dentro como fora do Brasil, já têm pensado e criado cadeiras sobre esse fenômeno midiático (Harry Potter) e seu impacto na história presente. Eu resolvi juntar o meu gosto pela série com a minha disposição e as minhas leituras sobre literatura e História e trazer para a sala de aula” justifica a professora.
A proposta da cadeira, segundo Nikelen, que é especializada em História Contemporânea, é analisar a virada de milênio e como as gerações dessa época se viram espelhadas no filme. “A ideia é orientar os alunos a perceber, dentro dos livros, questões que estão presentes no nosso cotidiano. Vamos abordar assuntos como abuso infantil, trabalho escravo, regimes autoritários, entre outros. Tudo isso está presente na saga”, complementa.
Apesar da ideia ter sido divulgada há pouco tempo, a professora afirma que o interesse e a procura já têm sido grande, inclusive de adolescentes que ainda não estão na Universidade, mas já entraram em contato para tentar fazer a disciplina.
“É legal. Mostra que a disciplina ocupa um espaço de interesse dos estudantes. Vamos ver. A gente tem 50 vagas. A expectativa é que todas sejam preenchidas”, avalia. A disciplina é aberta para todos os cursos de graduação da UFSM.
Texto e foto: Juan Grings, acadêmico de jornalismo, bolsista do Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH