Segurança alimentar, agricultura de precisão, tecnologia e perspectivas para o agronegócio foram alguns dos temas abordados na aula magna do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP) da UFSM, realizada na manhã desta quarta-feira (5), no Salão Imembuí. O presidente da John Deere no Brasil, Paulo Hermann, proferiu palestra intitulada “A transformação da agricultura 4.0 e o perfil do novo profissional”.
Após as boas-vindas do reitor, Paulo Afonso Burmann, Hermann afirmou que sempre teve a UFSM como uma referência, embora tenha se formado na Ufpel. Lembrou inclusive do fundador da Instituição, José Mariano da Rocha Filho, a quem considera um expoente.
Em sua fala, o presidente da multinacional destacou como a agricultura de precisão e o conhecimento acadêmico podem contribuir para a segurança alimentar, questão central no mundo de hoje.
A palestra teve a mediação do coordenador do PPGAP, Telmo Amado, que afirmou que a John Deere é uma das empresas que mais investe em tecnologia e inovação no mundo. Ele salientou a importância do vínculo entre academia e mercado de trabalho, lembrando que 80% do público do mestrado está vinculado ao mercado.
Organizada pela UFSM, a palestra contou com o apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e do Colégio Politécnico. Além da comunidade acadêmica, participaram empresários e profissionais da área de agronegócio.
Texto e fotos: Agência de Notícias