Aconteceu no dia 22 de maio, no Campus da UFSM de Palmeira das Missões, uma oficina sobre aleitamento materno. A atividade foi realizada pela disciplina Nutrição da Gestação à Adolescência, do curso de Nutrição, ministrada pelas professoras Silvania Bottaro e Adriane Cervi Blümke, e com o apoio da nutricionista do campus Cíntia Sulzbach.
O objetivo da oficina, que reuniu acadêmicos e mães lactantes, foi incentivar o aleitamento materno. “Convidamos as mães lactantes que gostariam de contar a sua experiência na lactação e como foi o antes, o durante e o após de todo esse processo. Os alunos participaram fazendo perguntas às mães com base no que viram até agora na disciplina, porque muitas vezes é difícil para o aluno que nunca viveu a amamentação poder informar as outras pessoas de todos os benefícios da amamentação”, explicou a professora Silvania Bottaro.
Durante a oficina, o assunto foi tratado de uma maneira mais informal e as mães puderam também tirar suas dúvidas e falar sobre como que elas gostariam de ser informadas sobre a lactação. “Inclusive, para discutir sobre os benefícios do aleitamento materno, nós trouxemos materiais do laboratório para vermos quais são as principais bactérias que o leite materno previne para a criança não ter diarreia, otite e outras patologias. Trouxemos também alimentos para discutir com as mães aqueles mitos de quais alimentos que causam cólicas e outros que não são tão mitos assim. Debatemos ainda a literatura sobre o aleitamento materno e seus benefícios”, completou a docente.
Outras oficinas devem ser realizadas nos próximos dias sobre o assunto, entre as quais uma sobre alimentação complementar ao aleitamento materno.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões