Desde o mês de abril, está disponível para estudantes de graduação da UFSM o questionário on-line “Adaptação transcultural da Bullying Scale para estudantes universitários do Brasil”, feito pela doutoranda em Enfermagem Naiane Glaciele da Costa Gonçalves.
O questionário pode ser acessado até 30 de junho no Portal do Aluno e, para estudantes do curso de Enfermagem, também pode ser respondido de forma presencial. As questões são objetivas e versam sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e também a respeito da Bullying Scale, versão brasileira em adaptação. O tempo de preenchimento é de 10 minutos.
A pesquisa tem como objetivo realizar a adaptação transcultural para o português do Brasil da Bullying Scale e verificar se a versão brasileira consistirá em uma escala válida, confiável e fidedigna para a avaliação do bullying em estudantes universitários brasileiros. As informações coletadas fornecerão subsídios para verificar se o bullying está presente na instituição pesquisada e para traçar estratégias de enfrentamento dentre os estudantes.
A coleta dessas informações faz parte da tese de doutorado em Enfermagem de Naiane Gonçalves, que tem orientação da professora Tânia Solange Bosi de Souza Magnago e coorientação da professora Graziele de Lima Dalmolin.
Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão