Ambulatório de Atendimento Nutricional da UFSM abre as portas para a comunidade

Ambulatório vai proporcionar a vivência prática aos alunos do curso, sob a supervisão de professores e nutricionistas

Localizado no Campus de Palmeira das Missões, o Ambulatório de Atendimento Nutricional (Amanut) do curso de Nutrição da UFSM iniciou suas atividades no dia 25 de março e convida os moradores da cidade e região, que sejam maiores de 18 anos e que necessitem desse serviço, a marcar uma consulta.

Esse é um momento muito sonhado para o curso de Nutrição e para a direção do campus, que há muitos anos planejam levar à comunidade de Palmeira das Missões e região mais este serviço na área da saúde. Conforme a professora Ângela Giovana Batista, é com muita satisfação que o curso abre suas portas para a comunidade para atendimentos nutricionais gratuitos ao público. “A procura por serviços de Nutrição aumenta a cada dia, uma vez que tantas complicações de saúde dependem de uma alimentação adequada. O nosso objetivo é proporcionar à comunidade atendimentos individualizados e gratuitos, e aos nossos alunos a oportunidade de praticar o aconselhamento nutricional”.

O ambulatório possui três consultórios e equipamentos completos para fazer avaliação nutricional. O ambiente foi pensado para atender ao público em geral em um local em que os alunos também possam ter vivências práticas da nutrição sob supervisão de professores e nutricionistas. Para o funcionamento do serviço, o ambulatório vai contar com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. “A secretaria nos ajudará encaminhando pacientes adultos atendidos nos postos e que possuam alguma necessidade de atendimento nutricional, seja por motivos de doença, prevenção e manutenção da saúde, ou por práticas de atividade física. Neste momento o Amanut atende a pessoas maiores de 18 anos, exceto gestantes, mas projetamos serviços que atendam a outros públicos em um futuro próximo”, completou a professora.

Para realizar o agendamento no Amanut, basta procurar um posto de saúde ou entrar em contato diretamente com o ambulatório pelo telefone (55) 3742-8826, em horário comercial (exceto nas quintas e sextas-feiras à tarde). É necessário ter em mãos o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É possível, ainda, solicitar o agendamento por e-mail. Basta enviar nome completo, data de nascimento e número do cartão nacional do SUS para amanut@ufsm.br.

O Ambulatório de Atendimento Nutricional fica localizado no campus da UFSM de Palmeira das Missões, no 3º andar do Prédio 2.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões