No início do mês março, membros da Equipe SimulArroz da UFSM estiveram na cidade de Balcarce, na província de Buenos Aires, para visitar a Faculdade de Ciências Agrarias Balcarce e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta). Na província de Buenos Aires, a equipe SimulArroz visitou e conheceu a realidade das lavouras da cultura do milho, soja, girassol e batata, principais produtos agrícolas daquela região.
Em busca da integração e internacionalização de projetos de pesquisa, a equipe teve a oportunidade de trocar conhecimento e fortalecer parcerias com os pesquisadores Juan Pablo Monzon e Fernando Andrade. O objetivo da visita foi alinhar trabalhos relacionados ao projeto Global Yield Gap Atlas, que tem como objetivo identificar o potencial de produtividade de diversas culturas agrícolas em distintos lugares do mundo e a lacuna de produtividade existente. Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de realização desse trabalho com a cultura da soja na Argentina.
Participaram da viagem os alunos dos programas de pós-graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola da UFSM, Michel Rocha da Silva (doutorado), Eduardo Lago Tagliapietra (mestrado) e Ioran Guedes Rossato (mestrado), juntamente com o professor Alencar Junior Zanon, do Departamento de Fitotecnia.