Uma das paredes mais tradicionais de Santa Maria mais uma vez ganhou vida. E dessa vez foi para homenagear as vítimas da tragédia da boate Kiss. Professores e alunos do curso de Artes Visuais da UFSM se reuniram ao longo do mês de novembro para dar vida a um mural pintado nas paredes do Viaduto Evandro Behr, no centro da cidade.
A intervenção artística é resultado de um projeto de extensão coordenado pelo professor e coordenador adjunto do curso de Artes Visuais, Altamir Moreira, contando com a colaboração do secretário da coordenação do curso, Cristiano Zimmer. O convite para a realização da obra partiu da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Além de gravuras, no mural, foram pintados os nomes das 242 vítimas do incêndio. A pintura começou no dia 10 de novembro e foi finalizada no último sábado (24).
De acordo com o professor Altamir, as ilustrações para as paredes do viaduto foram escolhidas por meio de uma pesquisa de imagens e símbolos que remetessem à memória das vítimas, a partir da criatividade dos estudantes. A única recomendação é que as imagens não poderiam representar tristeza, por se tratar de um assunto delicado.
O material utilizado na pintura foi doado pela Associação, com a única exigência de que houvesse a representação da obra Pietà, de Michelangelo. O restante partiu da criação dos mais de 20 alunos de diversos semestres do curso de Artes Visuais.
Para a AVTSM, esta foi uma maneira simpática e emocionante de homenagear as vítimas e os sobreviventes da tragédia, que em 27 de janeiro de 2019 completará seu sexto ano.
Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Andressa Menezes, acadêmica de Relações Públicas e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali