A UFSM promove, na próxima terça-feira (6), mais uma edição do Fórum Regional Permanente de Extensão, desta vez em Santa Maria. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenadoria de Ações Regionais e Sustentabilidade. As atividades começam às 14h no Auditório Pércio Reis, localizado no Centro de Tecnologia – prédio 7. A participação é aberta a toda a comunidade interessada, sem necessidade de inscrição prévia.
Criado em 2016, o fórum vem se constituindo como um espaço de reflexão e deliberação sobre os projetos de extensão universitária da UFSM, envolvendo as comunidades locais das cidades onde a universidade mantém campi. O objetivo é que a sociedade possa contribuir, apontando as áreas prioritárias para a atuação da UFSM, por meio de seus projetos de extensão. No mês de outubro, os campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões sediaram edições regionalizadas do fórum.
Assim como nas edições realizadas nos campi, a programação do Fórum em Santa Maria contará com a apresentação da plataforma online para coleta de demandas da comunidade, desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da universidade. Essa ferramenta, conforme explica o pró-reitor substituto de extensão e coordenador de Ações Regionais e Sustentabilidade, professor Rudiney Pereira, permite que qualquer pessoa interessada possa contribuir para o Fórum de Extensão, indicando áreas e demandas prioritárias para a sua região. Os dados obtidos vão orientar a elaboração de novos projetos de extensão na UFSM, mais sensíveis e adequados às necessidades da sociedade.
Além da nova ferramenta, a programação do fórum ainda contempla a apresentação de dados coletados em edições anteriores do evento e também da caracterização da região central, elaborada com base em dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), principalmente acerca de parâmetros como desenvolvimento regional, economia e educação. Na parte final do evento, será realizada uma sessão para acolhimento de manifestação dos presentes.
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor