A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM divulgou parte dos resultados do Projeto de Modernização Administrativa que vem sendo desenvolvido na Reitoria da Universidade. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição e baseado na metodologia de Gestão por Processos, tal projeto contempla o alinhamento entre Gestão por Processos, Gestão por Competências, Gestão Arquivística e Gestão de Riscos, gerando impacto extremamente positivo na UFSM como um todo, à medida que busca desenvolver a melhoria contínua em seus processos de trabalho, aumentando a qualidade dos serviços prestados.
O projeto iniciou com o desenvolvimento do Modelo Canvas para as atividades executadas na Reitoria. Com este modelo foi possível esboçar a maneira como as unidades da Reitoria geram e entregam valor para seu público-alvo, além de proporcionar a compreensão das particularidades de cada processo.
Posteriormente, tais processos foram mapeados, e assim tiveram seus fluxogramas desenhados, totalizando 629 fluxogramas de subprocessos e atividades realizados na Reitoria, todos eles devidamente validados pelos seus respectivos gestores.
Outro ponto importante é referente à capacitação da equipe de servidores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que participaram de eventos como o BPM Day 2017 e 2018, em Porto Alegre, e visitaram outras instituições que já possuem a Metodologia de Gestão por Processos implementada.
Além disso, o projeto fomentou a publicação do Guia de Mapeamento de Processos da UFSM (ISBN 978-85-9450-030-4) e o desenvolvimento de cursos internos, ministrados pelos membros da equipe do projeto, para a capacitação dos servidores da UFSM a respeito da Gestão por Processos e seus alinhamentos.
Os resultados do projeto e informações gerais sobre os processos estão disponíveis na página do Projeto de Modernização.
Texto: César Fogaça Filho, estagiário na Coplad-Proplan
Foto: Raquel Moraes/Arquivo Agência de Notícias UFSM