O Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM Silveira Martins, dando sequência a sua programação artística, cultural e científica, recebe nesta segunda-feira (3), das 9h às 11h30, duas pesquisadoras convidadas para a primeira “Roda de Conversa sobre Ciência, Memória, Tecnologia e Sociedade Informacional”.
As pesquisadoras convidadas são Lucília Maria Abrahão e Souza, da USP Ribeirão Preto (professora, poeta, artista plástica, linguista, analista de discurso e autora de documentários), com a conferência “Entre as telas do museu do amanhã: o estranho jogo da tecnologia e do futuro”, e Ana Miriam Wuensch, da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Bioética e professora de Filosofia. Seus temas de investigação concentram-se em torno do ensino de Filosofia, com ênfase na Filosofia com crianças, em temas específicos da bioética, como a natalidade e o nascimento, mas sobretudo na investigação sobre a ausência e a presença de pensadoras nas diversas histórias da filosofia. Sua conferência tem por título “A Cidade da Memória das Mulheres”.
A atividade tem por objetivo reunir pesquisadores de oito programas de pós-graduação, ligados à UFSM Silveira Martins, e que participam do projeto institucional e multidisciplinar “Sociedade Informacional: memórias e tecnologias”, que debate questões contemporâneas que estão no dia a dia de pesquisa, ensino e extensão. O projeto está alicerçado em dois eixos temáticos: o primeiro, refletir sobre os conceitos de informação e tecnologia no mundo atual e, o segundo, sobre memória e tecnologias, trazendo no seu bojo a história do fazer cotidiano naquilo que ele tem e carrega como transformação social.
A Roda de Conversa é aberta ao público em geral e acontece na sala 3004, Bloco A, em Silveira Martins.