Lançada campanha da 33ª Jornada Acadêmica Integrada

Foi realizada na quarta-feira (8) a sessão de lançamento da campanha publicitária da 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria. O evento ocorreu no Auditório Flávio Schneider, do Centro de Ciências Rurais. No ato estiveram presentes o reitor Paulo Afonso Burmann, o coordenador da 33ª JAI, Paulo Piccini, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulo Schneider, o coordenador da Facos Agência, responsável pela criação da campanha, Rodrigo Stefani Correa e demais autoridades.

Planejada desde abril pela Facos Agência, a campanha da JAI deste ano tem como slogan “A ciência também tem personalidade: a sua”, que foi inspirada nos discos “MASSEDUCTION”, da cantora americana St. Vincent, e “Colors”, do cantor Beck. Participaram a criação os alunos Amanda da Cas, Gabriela Olívia, Mariana Bortolotto e Wagner Tomazoni, sob orientação do professor Rodrigo Stefani Correa.

FOto horizontal colorida de mulher jovem em um palco próxima a um projetor
Estudante Amanda da Cas apresenta a campanha

De acordo com Amanda, uma das responsáveis pela criação, “A JAI, reúne pessoas interessantes, curiosas e com personalidade, pois não são só pesquisadores, mas também atletas e artistas e com isso buscou-se uma identidade visual que se relacionasse com o seu público”. Para tanto, surgiu a ideia de representar essas muitas personalidades que o evento reúne através das fotos que são ‘a cara’ da campanha, estampadas nas peças gráficas, servindo também de explicação para as seis cores que compõe a identidade visual da JAI 2018.

O grupo, que foi representado por Amanda, mostrou aos presentes na sessão os pontos que nortearam a criação da campanha e ao final o vídeo institucional da Jornada, que além de trazer um breve histórico do evento, apresenta breves depoimentos de estudantes e docentes que foram destaque na JAI.

Ainda, o professor Paulo Piccini destacou em sua fala um diferencial deste ano que serão as apresentações alternativas em forma de performance para os alunos das Artes Cênicas, Dança e Educação Física, já que, segundo ele, estes tinham dificuldade na apresentação de seus trabalhos em edições anteriores. Além disso, o coordenador ressaltou a importância deste evento para a comunidade acadêmica, uma vez que “é o espaço onde os discentes têm a oportunidade de mostrar o seu conhecimento e crescer como aluno e pessoa, além de ser a porta de entrada para o meio científico”.

Criada em 1984, a Jornada Acadêmica Integrada, maior evento científico da UFSM, congrega anualmente diversas personalidades e talentos em um momento ímpar de trocas de experiências e conhecimentos. Neste ano, mais de 5 mil trabalhos serão apresentados, reunindo mais de 10 mil pessoas entre expositores, ouvintes e organizadores.

As inscrições de trabalhos seguem até o dia 15 de agosto e para ouvintes o prazo é 29 de setembro.

A 33ª JAI acontecerá de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções e no prédio 74C, do Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Texto e fotos: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo