​Confira os eventos que acontecem na UFSM durante as férias

Vai ficar pela UFSM nas férias? Não sabe o que vai fazer? A gente te ajuda! Confere aí os eventos que vão acontecer na Universidade durante o período de férias!

19/07 – Reunião aberta do Diretório Livre do Direito da UFSM

Nesta quinta-feira (19) ocorre a reunião aberta do Diretório Livre do Direito (DLD), a partir das 18h, na sala do DLD (306) da antiga Reitoria da UFSM.

A pauta da reunião é debater os seguintes temas: informes; Semana da Calourada 2018/2; XVII Sadufsm; data e horário da próxima reunião aberta.

Compareça e fique por dentro dos assuntos do curso de Direito da UFSM, bem como os eventos e demais atividades do DLD.

Acompanhe o evento no Facebook.

22 a 28/07 – Enefil 2018 – Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia

O evento ocorre do próximo domingo (22) até 28 de julho. O tema da 34ª edição do Enefil tem como tema “Aos que virão: filosofias periféricas como despertar de mudanças na educação”. Os eixos temáticos são filosofia africana, filosofia feminista, filosofia latino-americana, filosofia da educação e filosofia e movimentos sociais.

Mais informações serão divulgadas no evento no Facebook.

22 a 29/07 – Festival Internacional de Inverno

A 33ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) ocorre a partir de domingo (22) até 29 de julho. O evento é anual, iniciado em 1986, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical em um ambiente de integração com a sociedade. O evento conta com recitais, oficinas, cursos de formação em música e encontros de orquestras.

Nos dias do evento, professores e alunos apresentarão vários recitais em Vale Vêneto e Santa Maria. Os recitais dos alunos serão às 12h e dos professores, às 19h, no salão do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos. O concerto de encerramento será no dia 29 de julho, no Centro de Convenções da UFSM, campus de Santa Maria, com os professores convidados. A entrada é gratuita.

Confira os horários das atividades durante os dias de evento:

8h30 – 11h: Oficinas de instrumento, canto, regência e educação musical;

12h: Recital de alunos;

13h: Almoço;

14h30 – 16h: Oficinas de instrumento, canto, regência e educação musical;

14h30 – 17h30: Curso de formação de professores (dias a serem confirmados);

16h30 – 18h30: Ensaio da orquestra sinfônica e oficinas de musicalização infantil;

19h: Recital dos professores do FIIUFSM;

20h30: Jantar.

Para mais informações, acesse o site do evento.

23 a 27/07 – 8ª
Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicolóxica

A 8ª edição da Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica
tem como objetivo familiarizar alunos de graduação das áreas de ciências
biológicas e da saúde com o conteúdo teórico e prático de bioquímica e as
linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências
Biológicas: Bioquímica Toxicológica da UFSM.

Este evento busca estimular a integração de alunos de
graduação de diferentes instituições de ensino superior e visa a desenvolver o
espírito científico dos alunos, despertando o interesse pela carreira acadêmica
e científica. A oficina também possibilita a familiarização com métodos
experimentais empregados na pós-graduação. Outras informações constam na página www.ufsm.br/oficinadeinverno.

29/07 – Feijoada do Coral Apusm

A Feijoada do Coral Apusm ocorre no dia 29 de julho, das 11h30 às 14h, na sede da Apusm, na Avenida Dores.

O cardápio é feijoada, arroz, farofa, couve e laranja. O valor é R$ 20,00, e apenas para levar para casa. Por isso, pede-se que se leve marmitex. Os ingressos estão disponíveis com os coralistas.

Mais informações na página do evento no Facebook.

1º a 3/08 – 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática

Entre os dias 1º e 3 de agosto a UFSM estará promovendo a 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMat), o 4º Encontro Nacional Pibid-Matemática e o 15º Encontro Gaúcho de Educação Matemática (Egem), organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE), e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação (CE).

Neste ano, a temática do evento é “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A proposta tem o intuito de promover um espaço de discussão, atualização e troca de experiências sobre temas de relevância para a Educação Matemática, em especial no momento atual, em que ganha destaque a importância da defesa dos direitos de todos à educação de qualidade e à manutenção e criação de políticas públicas importantes (duradouras) que garantam isso.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência, pôsteres, mostras didático-científicas, além de minicursos. Intenciona-se que essas ações contribuam tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática quanto subsidiem reflexões sobre a Educação Matemática no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti