PRPGP anuncia novas chamadas de fomento à pesquisa científica e inovação pela Finep

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM informa o lançamento de novas possibilidades de fomento à pesquisa científica e inovação pela Finep, para o apoio a projetos institucionais de infraestrutura e manutenção.

Durante esta semana, a PRPGP realizará diagnósticos, reunindo material e preparando chamadas internas para a mobilização institucional, no sentido de preparar projetos competitivos à apresentação nos prazos exíguos destas chamadas.

São três as chamadas públicas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançadas:

1) MCTIC/Finep/CT-Infra 04/2018 – Temática

Nesta chamada pública, o objetivo é selecionar projetos institucionais para a obtenção de infraestrutura científica, enquadrados pelo menos em uma das seguintes linhas temáticas: Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Engenharias, Ciências Sociais e Nanotecnologia. O projeto institucional ao atendimento desta chamada será desenvolvido em conjunto pela PRPGP e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM.

2) MCTIC/Finep/CT-Infra 03/2018 – Manutenção preventiva de equipamentos e manutenção de infraestrutura de biotérios e de coleções biológicas de microrganismos

A chamada pública da Finep tem como objetivo selecionar projetos institucionais que contemplem pelo menos uma das seguintes linhas temáticas, que serão analisadas separadamente:

Linha 1: manutenção preventiva de equipamentos de médio e grande porte, preferencialmente multiusuários, adquiridos com recursos do FNDCT em ações patrocinadas pela Finep;

Linha 2: manutenção da infraestrutura de biotérios existentes e implantação de dois grupos atuando em áreas de fronteira, sendo um grupo para a Humanização de Modelos Experimentais e um grupo para Tecnologias de manipulação e edição de genoma de animais de laboratório com a tecnologia CRISP-Cas9; e

Linha 3: manutenção da infraestrutura de coleções biológicas de microrganismos diversos, vírus, células de mamíferos e a organização de uma coleção de plasmídeos.

3) MCTIC/Finep/CT-Infra – Campi universitários regionais e novas universidades – 02/2018

Nesta chamada pública, a Finep deseja selecionar ao apoio projetos institucionais que visem à execução de implantação de infraestrutura laboratorial para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nos campi universitários regionais que não tenham sido contemplados em quaisquer das chamadas públicas anteriores no âmbito CT-Infra e nas novas universidades via aquisição de equipamentos. Livre desta restrição, o campus de Cachoeira do Sul poderá ser objeto deste financiamento.

A PRPGP orienta os pesquisadores da UFSM que tenham interesse, necessidade de fomento e que se adaptem a alguma das chamadas a acessar o site da Finep para obter mais informações, enquanto a equipe da PRPGP organiza o processo de seleção e as chamadas internas.

Mais informações pelo ramal 8213.