1º Espaço Internacional esclarece dúvidas sobre intercâmbio e convênios da UFSM

Encontro reuniu estuantes no Espaço Multiuso

O 1º Espaço Internacional, evento promovido pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI), foi realizado na tarde de domingo (1º), no Espaço Multiuso. Com o objetivo de promover trocas interculturais, divulgar para os estudantes as oportunidades de intercâmbio e fomentar a internacionalização da Universidade, o evento contou com a presença de alunos da UFSM e demais interessados no tema.

A primeira atividade foi a palestra sobre intercâmbio acadêmico, realizada pela secretária-executiva da SAI, Ariane Rossi, que explicou todo o processo de intercâmbio e os convênios que a UFSM tem com outras universidades estrangeiras, além de responder os questionamentos dos estudantes e interessados. “A universidade possui 120 convênios e mobilidades bilaterais com outras universidades. A ideia do evento é integrar os estudantes da UFSM que pretendem realizar intercâmbio, e também os alunos intercambistas que estão na universidade. Pretendemos realizar mais eventos como este e com o mesmo propósito”, explica Ariane.

Após a palestra, foram realizadas as rodas de conversas, em alemão, com Xaver Hauss, estudante intercambista da Universidade de Bolzano; em italiano, com Marta Cruz, professora de italiano do Idiomas Sem Fronteiras (IsF); em espanhol, com Julia Tileria, estudante intercambista da Universidad Nacional de Asunción; e em Inglês, com Amy Lee, tradutora e intérprete da SAI.

Para a estudante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFSM Francieli de Vargas, que também é aluna de Italiano do IsF, o evento é muito importante pois esclarece como o estudante deve participar e se inscrever nos processos seletivos. “É bom saber quais são os convênios que a universidade oferece e quais são os documentos necessários. Já fiz um intercâmbio por um convênio bilateral em 2016, e pretendendo fazer o doutorado em uma universidade na Itália ou na Espanha”, destaca a estudante.

Após as rodas de conversa todos participaram de uma confraternização, finalizando o evento realizado pela SAI.

Texto e foto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: João Ricardo Gazzaneo