UFSM Futsal vai em busca do terceiro título nos Jogos Universitários Gaúchos

A bola vai rolar mais uma vez em Campo Bom neste fim de semana pela principal competição universitária do estado. As partidas do futsal masculino dos 39º Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) acontecem sábado (30) e domingo (1º) e definirão o campeão gaúcho universitário, que representará o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano. A UFSM vai em busca do seu terceiro título.

Dez equipes disputarão a competição deste ano e na primeira fase (que será realizada toda no sábado, em dois ginásios) elas estão divididas em dois grupos. A UFSM está na Chave A (Ginásio do CEI, Rua Vinte de Setembro), ao lado de Feevale, Ulbra (Canoas), AMF e UFRGS, adversária da equipe santa-mariense na estreia, às 10h. Na outra chave estão IPA, UCS, UFPel, Fasurgs e Ulbra (Torres). As duas primeiras colocadas de cada chave avançam para as semifinais, que ocorrem no domingo pela manhã também no Ginásio do CEI. A final está marcada para as 14h30min.

Gabriel Pranke, treinador da equipe adulta da Federal, afirma que “a competição tem uma importância muito grande no âmbito universitário. Além de representar um título estadual, dá vaga para uma competição nacional (os JUBs). Esperamos apresentar um bom desempenho na primeira fase e vamos para essa competição com a esperança de conquistar o título, embora saibamos que as outras universidades têm muita qualidade, principalmente as da nossa chave”. Sobre isso, ele ressalta que a 1ª Fase será muito complicada, pela tradição das equipes da UFRGS, da Feevale e da Ulbra (Canoas), além da equipe da AMF, que não tem tanta tradição, mas que está se preparando bem para o torneio, segundo informações recebidas.

Para a competição, a Federal levará uma equipe mesclada de jogadores da equipe adulta e da equipe sub-20. O elenco fez três treinamentos específicos para a competição nesta semana, o que também serve para aproximar as duas equipes, tanto nas ideias de jogo como na integração entre os atletas. Um dos atletas mais experientes do grupo, o fixo Diozer, que vai para a sua sexta participação nos JUGs e que participou da conquista de 2012, acredita que “essa mescla de jogadores reforça a ideia de continuação do projeto e demonstra a qualidade das equipes”. Ele acredita que, com a proposta de jogo que foi idealizada, a equipe está pronta para fazer jogos competitivos e com boa intensidade e espera que a equipe possa chegar à decisão, por mais difícil que seja a primeira fase.

Delegação da UFSM:
Goleiros – Carlson, Roque e Paniz
Fixos – Farias, Guerra, Diozer e Jonatan
Alas – Léo, Silvan, Thales, Fiapo e Scalcon
Pivôs – Vitão e Matias
Técnicos – Gabriel Pranke e Marcos Cairrão
Preparadora física – Bruna dos Santos
Massagistas (estagiários de fisioterapia) – Mateus Marques e Bruno Canabarro
Analista de desempenho – Wendel Silotto

Campanhas de destaque da UFSM nos JUGs:
– 3ª colocada nos JUGs 2007
– 4ª colocada nos JUGs 2008