Pressionado pela necessidade de pontuar, o elenco da UFSM voltou à quadra do Bonumazão com outra postura em relação ao jogo da semana anterior contra o Figueira. Brigando por todas as bolas e não dando espaço para as investidas do time da casa, a Federal sofreu um gol de bola parada no início do jogo, mas empatou logo na sequência e poderia ter ido para o intervalo em vantagem, não fosse o travessão e uma defesa importante do goleiro adversário. Na segunda etapa, a UFSM mostrou uma concentração muito grande na marcação e aproveitou os erros do adversário. Nos contra-ataques, virou o jogo com gols do aniversariante Félix e do estreante Raimar e, nos segundos finais, confirmou a vitória por 4×2, a primeira como visitante no campeonato.
No último minuto, o Gaúcho ainda teve a chance de empatar em tiro livre direto sem barreira, cobrado por Patrique. Mutuca defendeu e Fejão salvou a Federal, afastando a bola quase embaixo das traves. A UFSM já estava com cinco faltas desde os 10 minutos do segundo tempo, por isso Mutuca afirma que já estava mentalizando a situação que poderia vir a ocorrer na parte final da partida. “Procurei ficar concentrado e fazer a estratégia que sempre treino. Sabia que se eu defendesse sairíamos com a vitória e deu tudo certo”, comemorou o goleiro da Federal.
A UFSM encerra o primeiro turno com oito pontos e está na 7ª colocação da Chave 2, apenas um ponto atrás do quinto colocado, que é o próprio Gaúcho. Na próxima rodada a equipe folga (porque antecipou a partida contra o União Independente) e apenas acompanha os resultados dos adversários. Na primeira rodada do segundo turno, no dia 7 de julho, a Federal encara a AIF, de Itaara, atual quarta colocada. Além de colocar a equipe na briga pela classificação novamente, a vitória restaura a confiança dos atletas. Segundo o goleiro Mutuca, “o resultado positivo diante de um concorrente direto fora de casa aumenta muito a confiança do time, que estava abalada pela derrota contra o Figueira”.
O jogo
Com a empolgação inicial por jogar em casa, o Gaúcho começou pressionando e buscando o gol. E a iniciativa resultou no primeiro gol aos 1min50s. Em falta na entrada da área, Bolinha tocou para Juan, que chutou mascado no contrapé de Mutuca: Gaúcho 1×0. Um minuto depois, a Federal levou perigo em chute rasteiro de Bernardo, que Tiago espalmou para a linha de fundo. Mas o empate não demorou para acontecer. Aos 5min44s, Raimar recebeu na posição de pivô, girou e concluiu. O goleiro defendeu e, no rebote, Bernardo só precisou completar para o gol: 1×1.
O jogo de pivô estava funcionado. Aos 10min, Raimar girou novamente, mas chutou para fora. Dois minutos depois foi Lincon que recebeu na quadra de ataque, puxou para a esquerda e, quase sem ângulo, concluiu no travessão. Aos 16min, Juliano puxou contra-ataque e só não marcou porque Mutuca apareceu bem, espalmando para escanteio. Faltando 10s para o fim do primeiro tempo, Léo achou Jonatan dentro da área. O atleta da UFSM concluiu de cabeça e Tiago salvou o time da casa.
Se no primeiro tempo o jogo foi mais estudado, na volta do intervalo ficou emocionante. Aos 3min31s, Patrique ficou cara a cara com Roque e tocou para Matheus, que concluiu para o gol vazio: Gaúcho 2×1. A UFSM novamente deu a resposta rapidamente. Menos de um minuto depois, Félix avançou, protegeu a bola do marcador e chutou na saída do goleiro para empatar: 2×2 no Bonumazão.
A partir daí o time de Santa Maria encontrou espaços nos contra-ataques. Aos 6min, Raimar avançou e tocou para Bernardo, que teve a conclusão bloqueada pela defesa. Mas aos 7min54s veio a virada. Jonatan avançou pela esquerda e passou para Raimar. O pivô recebeu dentro da área e teve tranquilidade para tirar de um marcador que estava no chão à frente da meta: UFSM 3×2. Pouco depois, em outro contragolpe, Bernardo recebeu de Raimar e concluiu. Tiago espalmou. O time da casa sentiu o gol da virada e dava muitos espaços. Na sequência, Bernardo recebeu na quadra de ataque e ajeitou para Moisés, que acertou uma bomba no travessão.
Aos 10min, o Gaúcho voltou a levar perigo. Juliano recebeu na esquerda, puxou para o meio e concluiu. Roque apareceu bem e defendeu mais uma vez. Dois minutos depois foi Tiago que brilhou, espalmando conclusão de Moisés. Aos15 min, Juliano tocou para Andrei, que estava sozinho na segunda trave e não alcançou a bola porque escorregou. Aos 16min, Raimar recebeu mais uma vez na posição de pivô. Ele girou e concluiu para mais uma intervenção de Tiago.
Aos 18min, Jonatan cobrou falta rasteira e o goleiro espalmou. Faltando 54s para o fim, o time da casa teve a chance de empatar em cobrança de tiro livre sem barreira. Mutuca defendeu, a bola subiu e entraria no gol, mas Fejão a alcançou e afastou de joelho por cima da trave. Ainda deu tempo de Fiapo concluir a gol para mais uma defesa de Tiago. E faltando 12s para o fim, a Federal ampliou. Fejão roubou a bola na linha central, avançou com liberdade e tocou na saída do goleiro para definir o placar final da partida: UFSM 4×2 Gaúcho.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal
Foto: Saul Pranke