O Núcleo de Ensaio de Máquinas Agrícolas (Nema) recebe nesta segunda-feira (18) o kit florestal recebido da empresa Stihl por meio do projeto de extensão “Determinação do estado de conservação de motosserras na região central do Estado do Rio Grande do Sul”. O ato acontece às 14h30, na sala de reuniões do prédio 73, em frente à floricultura do Colégio Politécnico.
O projeto de extensão foi realizado por meio de visitas em propriedades rurais nos municípios de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Júlio de Castilhos e Santa Maria, em parceria com a Emater Regional. Os objetivos foram avaliar o estado de conservação, uso e manutenção das motosserras de ciclo Otto 2T dos produtores rurais e identificar as dificuldades apresentadas no uso desta máquina. Durante as avaliações, foram repassadas orientações aos produtores quanto ao melhor uso, manutenção e armazenamento.
Foram avaliadas 73 motosserras e, após o processamento dos dados, foi constatado que 89% das máquinas eram da Stihl. Desta forma, foi mantido contato com a gerência da empresa para solicitar a doação de um kit florestal, para que se possa dar continuidade ao projeto, levando conhecimento sobre este tema para os produtores rurais e seus familiares.
Composto por vários itens, o kit também será usado para ministrar aulas e cursos na UFSM.
Os professores Catize Brandelero e Valmir Werner, do Departamento de Engenharia Rural, destacam que o projeto está aberto para receber doações de equipamentos de outros fabricantes do setor.