​Projeto Inspira: UFSM, PF e Susepe promovem encontro de detentas com seus filhos

Encontro ocorreu na sexta-feira (8)

Na sexta-feira (8), 20 crianças, de 2 a 14 anos, tiveram a oportunidade de reencontrarem suas mães. São oito mulheres, detentas do regime fechado do Presídio Municipal, que não podem acompanhar o crescimento de seus filhos e filhas. Assim, uma parceria entre a UFSM, a Polícia Federal (PF) e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) foi criada, há três anos, para promover atividades com essas crianças e manter o vínculo com as mães.

O encontro foi realizado das 9h às 16h, no Centro de Convivência e Treinamento da Polícia Federal. Lá, estudantes e professores de Pedagogia da UFSM realizaram atividades pedagógicas de interação e entretenimento na parte da manhã. À tarde, trabalhos relacionados à saúde bucal, como escovação e prevenção dentária, foram desenvolvidos por professores e residentes da Odontologia, além de atendimento médico às crianças.

Houve também a realização de um momento estético, com cabeleireiros locais, que se voluntariaram a trabalhar com as crianças. O curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), também aproveitou o evento para divulgar o documentário realizado, intitulado “Um abraço sem grades – histórias reais de mulheres presas e seus filhos”.

Esta foi a 7ª fase do projeto Inspira, que geralmente acontece próximo ao Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. A aproximação das mulheres carcerárias com seus filhos, a oportunidade de entretenimento distante dos muros prisionais e a prestação de serviços e acompanhamentos às crianças são os pilares do projeto. As ações fazem parte do Observatório de Direitos Humanos da UFSM e possibilitam que a Universidade cumpra com seu papel social.

Texto: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti