Alunos de Jornalismo tem reportagem selecionada para exibição na TV Globo

Acadêmicos de Jornalismo Stêvão Clós Limana e Juliano Castro

Os estudantes de Jornalismo da UFSM Juliano Castro e Stêvão Clós Limana foram selecionados pelo projeto Globo Lab: Profissão Repórter, e terão sua videorreportagem exibida no programa da Rede Globo. Segundo informações recebidas pelos acadêmicos, o material deve ir ao ar entre os meses de agosto e setembro. Antes disso, no dia 3 de junho, eles viajarão para São Paulo, onde, durante uma semana, vão vivenciar os bastidores do programa.

No início deste ano, junto a outros alunos, a dupla se inscreveu para participação na oficina do Globo Lab, um laboratório de ideias promovido pela Globo para fomentar a inovação, identificar talentos criativos e fortalecer o relacionamento. As oficinas percorreram 11 cidades do Brasil, com mais de 2 mil alunos inscritos. No RS, foi realizada em março na Unisinos, em São Leopoldo.

Por meio da oficina, Juliano e Stêvão receberam orientações do produtor-executivo do Profissão Repórter, Caio Cavechini, e da repórter Eliane Scardovelli. Os estudantes, então, deveriam produzir uma videorreportagem em dupla com temática livre e os autores das melhores matérias seriam convidados para uma imersão na sede da emissora. “Nós tínhamos algumas regrinhas internas da Globo como o uso de trilhas, o uso de tempo, o preenchimento de documentos, de formulários e etc, mas o audiovisual era simples, uma videorreportagem de 3 a 5 minutos que pudessem contar histórias das pessoas e que pudesse concorrer ao projeto Globo Lab, no Profissão Repórter”.

Com o tema “Mulheres na Construção Civil de Santa Maria”, a videorreportagem dos estudantes conta a história de um grupo de nove mulheres que trabalham na construção na cidade. “A ideia da matéria já existia há muito tempo. O colega Juliano conheceu a história do grupo enquanto procurava pautas para a TV Campus e ficou na memória, por ser um assunto muito emblemático e de pouca divulgação. Nós analisamos vários programas pra saber os assuntos que o Profissão aborda, e o estilo de reportagem. A partir disso, reunimos diversos temas e chegamos à conclusão de que as ”Mulheres na Construção Civil” era o melhor para escolhermos. Sabemos que o assunto é pouco pautado e que a história de superação de todas as mulheres merecia ser levado para todo Brasil. A maioria delas é viúva e, a partir disso, tiveram que se reinventar, sendo pai e mãe ao mesmo tempo. Superação de todos os dias, levantando às seis da manhã, lidando com o pesado e com o serviço braçal”, explica Stêvão.

O resultado dos vencedores foi divulgado no dia 11 de maio, quando Stêvão recebeu a ligação do jornalista Caco Barcellos. “Nós sabíamos que o Caco ligava, então talvez pudesse acontecer conosco mas nós não imaginávamos que iríamos ganhar. Eu estava em Santiago, na minha cidade Natal, o meu celular tocou um número 011 e achei que fosse uma empresa de telefonia, então era o Caco Barcellos da Rede Globo”, vibra o estudante.

Segundo os acadêmicos, 200 trabalhos foram enviados para concorrer ao projeto do Globo Lab; desses, apenas 10 foram selecionados para a imersão em São Paulo, mas outros 12 vídeos também vão passar na página do Profissão Repórter futuramente. Juliano Castro e Stêvão Clós Limana foram os únicos estudantes vencedores no Rio Grande do Sul.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Foto: Arquivo pessoal
Edição: João Ricardo Gazzaneo