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Grupo de Estudos e Pesquisas INOVAEDUC Disponibiliza bolsas para Pesquisa, Ensino e Extensão para alunos de Licenciatura



 

 O Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (Gepi INOVAEDUC), sediando no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC) do Centro de Educação, está disponibilizando bolsas para Pesquisa, Ensino (Formação de Professores) e Extensão aos alunos de cursos de Licenciatura da UFSM.

O Gepi INOVAEDUC objetiva compreender os condicionantes e as formas de organização e de desenvolvimento das diversas Práticas Educativas realizadas no contexto de Escolas Públicas de Educação Básica, bem como os condicionantes e as formas de organização e de desenvolvimento dos diversos processos de formação inicial e continuada de professores, estudando tais práticas, tais processos e as relações entre eles, a partir de seu potencial inovador.

A fim de alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma série de Projetos de Pesquisa, Ensino (Formação de Professores) e Extensão, como:

Ações Extensionistas de Assessoramento às Redes Públicas Escolares para a Organização e o para o Desenvolvimento do Trabalho Escolar (AEA) – Objetiva assessorar Secretarias de Educação e Escolas Públicas de Básica na elaboração e na implementação de propostas inovadoras de organização e de desenvolvimento do Trabalho Escolar, em especial de Práticas Didático-Pedagógicas e de Processos de Formação Continuada de Professores em Serviço.

Subprojeto da Área de Ensino de Ciências Naturais do Projeto Institucional da UFSM Edição 2011 do Programa de Iniciação à Docência da CAPES/MEC (PIBID UFSM 2011 AECN) – Objetiva capacitar alunos de Cursos de Licenciatura da UFSM a realizar atividades típicas do trabalho docente relativo à função de professor de Ciências do Ensino Fundamental, mediante supervisão de professores em serviço. Além disso, procuramos promover ações próprias de Interação Universidade-Escola, relativas à Formação Professores, de modo compartilhado.

Convergência das modalidades presencial e a distância em processos formativos de professores (COMOPAD) Objetiva estabelecer formas operacionais de convergência entre as modalidades de ensino presencial e a distância para desenvolver ações formativas de professores, em particular em Cursos de Licenciatura em Física e contribuir para o fortalecimento das ações formativas de futuros professores de Física, referentes ao Campo Pedagógico (Didática Geral e Metodologia do Ensino de Física).

Desafios para Promoção e Consolidação de Melhorias na Organização e no Desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores (DEPROCOM)Objetiva estudar as possibilidades e os limites para a consolidação de melhorias nas formas de organização e de desenvolvimento de práticas educativas escolares e de processos formativos de professores em serviço, no âmbito de Escolas Públicas de Educação Básica. Além disso, procuramos compreender as formas e os condicionantes para o desenvolvimento de um trabalho escolar de qualidade, mediante o funcionamento democrático e autônomo de Unidades Escolares, em especial da região de Santa Maria/RS.

Ampliando a Concepção de Conteúdo de Ensino mediante a Resolução de Problemas (ACOCERP) – Objetiva estabelecer um conjunto de orientações para a estruturação e o desenvolvimento de Propostas Curriculares e de Práticas Didático-Pedagógicas para a Educação em Ciências em Escolas Públicas de Educação Básica, caracterizadas pela utilização de Atividades Didáticas baseadas em recursos diversos, organizadas na perspectiva da Resolução de Problemas como Estratégia Didática. Além disso, procuramos compreender as ações desenvolvidas por professores no âmbito escolar, em especial aquelas relativas às formas de utilização de Materiais Didáticos na elaboração e desenvolvimento de Planejamentos Didático-Pedagógicos, por professores de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia, de Física e de Química do Ensino Médio de Escolas Públicas de Educação Básica da região de Santa Maria/RS.

Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil (IEPAM) – Objetiva compreender a incidência das Políticas Educacionais em processo de implementação pelo MEC, representadas pelo SAEB/INEP, pelo PNLD/SEB, pelo PIBID/DEBP/CAPES e pelo ENEM/INEP, em Escolas Públicas de Educação Básica da região de Santa Maria/RS.

Para alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física ou em Química, com dedicação de 20h semanais, estão sendo disponibilizadas: 

– Bolsa de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/PRPGP/UFSM

– Bolsa de Iniciação Tecnológica do PIBITI/CNPq/PRPGP/UFSM

– Bolsa de Iniciação Científica do IC/CNPq

Para alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em Química ou em Geografia, com dedicação de 20h semanais, há Bolsa de Iniciação à Docência do PIBID/CAPES/PROGRAD/UFSM e Bolsa de Iniciação ao Extensionismo do FIEX/PRE/UFSM. 

Para alunos de todos os cursos de Licenciatura da UFSM, com dedicação de 20h semanais, estão sendo disponibilizadas:

– Bolsa de Iniciação Científica do OE/CAPES

– Bolsa de Iniciação Científica do PROLICEN/PROGRAD/UFSM

– Bolsa de Iniciação Científica do PROBIC/FAPERGS/PRPGP/UFSM

– Bolsa de Monitoria da UAB/NTE/PROGRAD/UFSM

As inscrições para esse processo seletivo podem ser realizadas até o dia 16 de março (pessoalmente no NEC). Entre os dias 19 a 23 de março serão realizadas entrevistas com os candidatos e a partir do dia 26 de março, serão divulgados os resultados.

Contatos e informações podem ser feitos no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura, fone (55) 3220-8434 / 3220-9413    ou pelo email: gepiinovaeduc@yahoo.com.br. 

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