O professor do Departamento de Química Érico Marlon de Moraes Flores e o professor do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos Juliano Smanioto Barin foram indicados para a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (Academia Nacional de Farmácia). Ambos serão empossados em solenidade realizada no dia 3 de maio, em Santa Maria.
No mesmo dia, também tomarão posse dois egressos da UFSM, a professora Luciane Varini Laporta, que cursou graduação, mestrado e doutorado, e o professor Roberto Debom Moreira, que cursou graduação e especialização na Universidade.
Fundada em 13 de agosto de 1937, com sede na cidade do Rio de Janeiro, e reconhecida com Título de Utilidade Pública, a Academia Nacional de Farmácia é uma das mais longevas sociedades científicas brasileiras na área farmacêutica. Nasceu do Conselho Científico da Associação Brasileira de Farmacêuticos. É composta de membros titulares que são cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e outros de várias áreas do conhecimento. Também é composta por membros eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores.
Os membros titulares da academia simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de Farmácia; Farmácia Industrial; Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais); Farmacologia; Medicina Humana; Medicina Veterinária e Odontologia.
Érico Marlon de Moraes Flores ocupará a cadeira 31 da seção de Ciências Físicas e Químicas, cujo o patrono é o acadêmico Adolpho Diniz Gonçalves.
Juliano Barin ocupará a cadeira número 60 da seção de Ciências Naturais, cujo patrono é o acadêmico Antônio de Barros Terra.
Luciane Varini Laporta ocupará a cadeira 69 da Seção de Ciências Naturais, cujo o patrono é o acadêmico Carlos Stellfeld.
Roberto Debom Moreira ocupará a cadeira 82 da Seção de Farmacologia e Higiene, cujo o patrono é o acadêmico José Carlos do Patrocínio.