O Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das pessoas, família e sociedade (GP-PEFAS), vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFSM, participou, nesta semana, de eventos relacionados à sua área de pesquisa em Porto Alegre. Na segunda-feira (16), houve o lançamento da pesquisa “Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: proposta de implantação da Linha de Cuidado no município de Porto Alegre”, e, na terça (17), o Grupo esteve presente na abertura do Seminário Marco Zero do Programa da Chamada FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n.03/2017 – PPSUS, na qual o Projeto de Pesquisa “Avaliação da capacidade familiar de crianças expostas ao HIV” do GP-PEFAS foi contemplado.
O primeiro encontro ocorreu no campus da Unisinos, e teve por objetivo celebrar a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no projeto de pesquisa. A reunião contou com a presença do secretário de Saúde da capital, Erno Harzheim. Já o Seminário aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), e buscava apresentar os temas das pesquisas que serão desenvolvidas e compartilhar orientações para a condução dos projetos.
Certificado desde 1998, o GP-PEFAS contempla um conjunto de projetos de extensão e pesquisa, para subsidiar a prática baseada em evidências, com enfoque nos temas: HIV; violência contra mulher; aleitamento materno; segurança alimentar com enfoque, principalmente, na população de crianças e adolescentes. O Grupo tem por líder a professora Cristiane Cardoso de Paula, do PPG em Enfermagem. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gppefas@ufsm.br.