Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prefeitura de Tupanciretã propõe convênio com a UFSM



Equipe multidisciplinar reuniu-se com o reitor Paulo Burmann

Uma equipe multidisciplinar de professores ligados aos Colégio Politécnico e aos Centros de Ciências Rurais e de Tecnologia reuniu-se na última terça-feira (03) com o reitor Paulo Afonso Burmann para estudar uma proposta de convênio com a Prefeitura Municipal de Tupanciretã. O Município propõe uma parceria com a Universidade para explorar parte da área que era ocupada pela antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Com a extinção da Fepagro, aprovada pela Assembleia Legislativa gaúcha em dezembro de 2016, o município de Tupanciretã voltou a assumir a gestão da área de cerca de 210 hectares, onde hoje está instalado o Complexo Tupanciretã. Neste local, o município busca desenvolver atividades e ações envolvendo as áreas da indústria, agroindústria, educação, esporte, lazer e meio ambiente. Nesse sentido, em meados de março deste ano, o prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza, e o secretário de Meio Ambiente, Luis Afonso Costa, procuraram a Reitoria da UFSM, a fim de apresentar uma proposta de convênio entre o município e a Universidade para o desenvolvimento de projetos no local.

A partir da demanda apresentada, nesta semana um grupo de docentes reuniu-se para avaliar as possibilidades de exploração da área. A intenção é que a Universidade utilize o espaço para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Conforme o diretor do Centro de Tecnologia, professor Tiago Marchesan, a partir da análise dos mapas e informações fornecidas pela Prefeitura, foram apontadas algumas possibilidades de pesquisa no local, explorando-se, principalmente, as áreas de mata nativa e antigas lavouras experimentais existentes.

Nas próximas semanas, uma comitiva da UFSM fará uma visita a Tupanciretã para conhecer o local. O grupo também irá se reunir novamente com a Prefeitura Municipal, a fim de definirem-se os requisitos e contrapartidas de cada instituição para a exploração da área.

Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor
Foto: Mirian Quadros

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-40686

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes