O professor José Francisco de Almeida Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, será o conferencista de abertura do I Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (CIPED), organizado pelo Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade.
O projeto da Escola da Ponte, localizado em Portugal, é tema frequente de estudos e pesquisas em educação e pedagogia, por seu caráter inovador como modelo de educação democrática, participativa e inclusiva. Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e vem atuando desde 2007 no Brasil em projetos ligados à criatividade, sustentabilidade e aprendizagem.
A conferência acontece nesta quinta-feira (22), às 14h, no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), no campus sede da UFSM. As inscrições gratuitas no CIPED podem ser realizadas a partir das 13h30min no local do evento. Foram disponibilizadas 300 vagas para inscrições antecipadas de servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM.
Na sequência, às 16h,a professora Cláudia Battestin, do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó, participará de mesa-redonda sobre formação intercultural para a diversidade na América Latina, presidida pelo professor Jerônimo Tybusch (UFSM).
O CIPED segue até sexta-feira (23) com a participação do presidente do CNPq, professor Mario Neto Borges, e do professor José Antonio dos Santos Borges, especialista em Tecnologia Assistiva e analista de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail prograd@ufsm.br e do telefone (55) 3220.8338.