Gabinete do Reitor lança vídeo especial de volta às aulas

Gabinete do Reitor preparou um vídeo especial para a volta às aulas, que ocorre na próxima semana, dia 5 de março.

“A ideia do vídeo foi focar nos estudantes e não tanto no espaço físico da UFSM, simbolizando a sensação de conquista e a diversidade de formação oportunizada pela universidade. O hino traz justamente essa mensagem de que a universidade é um espaço pra os sonhos se germinarem. Escolhi dar destaque à estudante de Direito Fernanda Rodrigues por representar a esperança, a perseverança e o orgulho de fazer parte da UFSM”, relatou o diretor do vídeo, o aluno de Produção Editorial Marcos Oliveira.

A trilha sonora é o hino da UFSM, composto pelo reitor fundador, José Mariano da Rocha Filho e com música de Leandro Reis. Ele foi especialmente gravado para o vídeo, com interpretação à capela da acadêmica de Música da UFSM Ediana Larruscain.

Confira a letra do hino, composto em 1970:

(1ª estrofe)

A semente lançada na terra
Germinou e em flores se abriu
E à sombra da árvore amiga
Embalou nossos sonhos de anil
A criança dos campos da serra
Cresceu forte, sadia e gentil
E em ti, ó Sorbonne do sul,
Aprendeu a amar o Brasil.

(estribilho)

O grito do quero-quero
Como um brado varonil
Desde o Rio Grande a Roraima
Integrou todo o Brasil.
Operários, alunos e mestres
De mãos dadas marchemos cantando
Construindo com amor e carinho
A grandeza do novo Brasil.

(2ª estrofe)

Orgulhosos dos feitos que a história
Registrou no passado viril
Nossos jovens já sonham com a glória
A serviço do nosso Brasil.
Fortaleza dos novos combates
Implantada no sul da Nação
Teus alunos e mestres constroemDas Américas a integração.

Créditos do vídeo:

Agradecimentos: Larissa Tagarra, Fernanda Rodrigues, Caio Motta, Renata Gassen, Rodrigo Constantino, Eduardo Andrade, profa. Vera Lucia P. Vianna, prof. Flavi Ferreira Lisboa Filho, Thomás Townsend, Estúdio 21.
Trilha Musical: Hino da Universidade Federal de Santa Maria; letra do prof. José Mariano da Rocha Filho, música de Leandro Reis, performance de Ediana Larruscain.
Direção, imagens e edição: Marcos Oliveira.
Produzido por: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.