Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe Bombaja da UFSM selecionada para participar da competição SAE Brasil-Petrobras



Estudantes de engenharia de 57 instituições de ensino do Brasil vão disputar a 18ª Competição SAE Brasil-Petrobras, marcada para os dias 22 a 25 de março, em Piracicaba, SP. As 71 equipes, que somam cerca de 1,4 mil universitários, representam 15 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre os 71 carros off-road estão o Bombaja/UFSM 1 e o Bombaja/UFSM 2 (carros 31 e 32), construídos e pilotados por estudantes de Engenharia da UFSM.

As equipes e os veículos denominados SAE Baja serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade. Entre as provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra com obstáculos.

No final, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, de 7 a 10 de junho deste ano, nos EUA. A competição norte-americana costuma reunir mais de 90 equipes de diferentes países. O Brasil acumula quatro vitórias.

Carros

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.

O Projeto Baja é o primeiro e um dos programas de maior sucesso organizados pela SAE BRASIL na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, todas as equipes são submetidas a experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e diversas atividades, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças. Atualmente, muitas empresas priorizam a contratação de ex-participantes do Projeto por causa da preparação.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos engenheiros, técnicos e executivos para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

 

Fonte: SAE Brasil

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-3951

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes