UFSM firma parceria com uma das maiores instituições de ensino de Portugal

Vem de terras lusitanas a mais nova parceria da UFSM no Velho Continente. Na quarta-feira (18), uma comitiva de além-mar esteve em Santa Maria para firmar um termo de cooperação. Ela era formada pelos professores Maria do Rosário Gambôa e Carlos Ramos, respectivamente presidente e vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (Portugal). Ambos foram recebidos pelo vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert.

O termo assinado pelas duas instituições é uma espécie de protocolo de intenções, que prevê intercâmbio e troca de experiências, envolvendo alunos, professores, incubadoras de empresas, projetos e grupos de pesquisa. Em um primeiro momento, os maiores beneficiados pela parceria serão as incubadoras e parques tecnológicos das duas instituições e os cursos da área de tecnologia (principalmente as engenharias), nos quais já existe contato entre professores da UFSM e do instituto português. Depois, a parceria deve se estender para outras áreas, entre as quais estão previstas a música e outras artes.

“Nós estamos felizes por termos sido escolhidos pelo Instituto Politécnico do Porto como uma das universidades a serem visitadas no Brasil. É muito importante para a UFSM, pois nós trabalhando para incluir a universidade dentro desse espírito de internacionalização”, afirma Dalvan.

O contato com o Instituto Politécnico do Porto foi intensificado por iniciativa da professora Nilza Zampieri, do Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM. Ela percebeu a oportunidade da parceria nas viagens que tem feito a Portugal, relacionadas ao doutorado que está fazendo na Universidade de Aveiro, na área de Engenharia e Gestão Industrial. Nilza ciceroneou os professores portugueses em sua visita a Santa Maria e à UFSM.

Durante a audiência no Gabinete do Reitor, Dalvan fez uma breve apresentação dos números e da história da UFSM. Ele foi auxiliado pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Hélio Hey, que apresentou estatísticas que demonstram o crescimento obtido nos últimos anos pela UFSM na pós-graduação. Da mesma forma, os professores portugueses apresentaram um data show sobre o Instituto Politécnico do Porto.

“A Universidade Federal de Santa Maria é de fato uma universidade muito empreendedora. Os números que o professor Hélio e o vice-reitor apresentaram são muito impressionantes. Vocês têm crescido, em termos não só quantitativos como qualitativos, de uma forma muito bem dirigida”, disse a professora portuguesa.

Os dirigentes do instituto português estão no Brasil desde o dia 6 de janeiro. Além da UFSM, eles também visitaram universidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Antes de irem à UFSM, eles tiveram uma audiência com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. A sua volta a Portugal está prevista para esta sexta-feira (20).

O instituto – O ensino superior em Portugal é dividido em dois sistemas: o universitário e o politécnico. A tradição do primeiro pode ser medida pela mais famosa de suas instituições, a Universidade de Coimbra, que tem mais de sete séculos de história. O sistema politécnico surgiu nos anos 1970, com a proposta de ser mais voltado ao mundo do trabalho e ter maior interação com a sociedade.

O Instituto Politécnico do Porto é a maior instituição de seu gênero em Portugal, contando com cerca de 17 mil alunos. Embora tenha apenas 26 anos de existência, o instituto tem em sua estrutura escolas fundadas há mais de cem anos. É reconhecido também pelo alto índice de empregabilidade dos profissionais que forma.

Mais informações sobre o instituto estão disponíveis em sua página na internet: www.ipp.pt.