A Prefeitura e a Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria divulgaram, na tarde desta segunda-feira (19), os nomes do patrono e dos homenageados da Feira do Livro 2018. Em sua 45ª edição, o evento traz como patrono Valter Noal Filho. A professora homenageada é Maribel Dal Bem e o escritor homenageado é Felipe D´Oliveira.
Valter Noal Filho é servidor técnico-administrativo da UFSM, atuando como programador visual no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).
A Feira do Livro de Santa Maria – 45 anos ocorre de 28 de abril a 13 de maio de 2018, das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, Cesma, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), com apoio do Sesi-RS.
Homenageados da Feira do Livro 2018
Valter Noal Filho (patrono): graduado em Comunicação Visual pela UFSM, Noal pesquisa literatura de viagem sul-riograndense, investigando o passado santa-mariense, sobretudo por meio da imprensa e da fotografia. Como organizador ou pesquisador convidado, Noal tem contribuído em diversas obras relacionadas ao passado de sua terra natal, destacando-se: A arte fotográfica e o teatro em Santa Maria (2005), de Getulio Schilling; e Theatro Treze de Maio: um espetáculo de história (2016), de Luiz G. Binato de Almeida; Do céu de Santa Maria (2008), com José Newton C. Marchiori, Paulo Fernando S. Machado e Werner Rempel; além de Santa Maria: relatos e impressões de viagem (1997), com José Newton Marchiori, uma das referências sobre a história do Município que comemora 160 anos em 2018.
Maribel Dal Bem (professora homenageada): formada em Letras-Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com Curso de Especialização na mesma área, Maribel atua no magistério gaúcho desde 1992, em instituições públicas e privadas. A educadora trabalha o processo de autoria discente, sendo orientadora e organizadora de sete publicações de adolescentes e adultos. Os livros são lançados todos os anos na Feira do Livro de Santa Maria e têm sido a extensão da sala de aula, pois neles os alunos experimentam experiências literárias e vivências humanas. A professora também é autora de obras didáticas e orientadora de projetos que envolvem as escolas e a comunidade.
Felipe D´Oliveira (escritor homenageado): nascido em Santa Maria em 23 de agosto de 1890, Felipe iniciou seus estudos na cidade, completou-os em Porto Alegre e trabalhou com o tio João Daudt de Oliveira em sua farmácia. Muito jovem, já escrevia críticas musicais publicadas no Correio do Povo. Antes disso, ainda menino, publicou artigos de crítica literária e versos em O Combatente, na sua cidade natal. No Rio de Janeiro, cidade para onde se transferiu para trabalhar no laboratório do tio, publicou o livro de poemas Vida Extinta, consagrado pela crítica e pelo público. Em 1927, lançou sua obra mais conhecida, Lanterna Verde, onde se encontra o poema de mesmo nome. Faleceu em um acidente de automóvel, na França, em fevereiro de 1933.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro
Foto: Divulgação (arte de Gibran Carrazzoni)