Mostra resgata história de Santa Maria

A exposição “Submergindo no interior dos documentos: um estudo de diplomática com foco na história local de Santa Maria” foi aberta segunda-feira (5), no hall do prédio 74, no campus da UFSM. A mostra é resultado do trabalho de alunos do curso de Arquivologia, que contaram com a parceria do Arquivo Geral da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A mostra pode ser conferida até o dia 13 de dezembro.

O objetivo do projeto é proporcionar aos acadêmicos o estudo dos documentos sob a ótica da diplomática e realizar estudo comparativo entre os períodos em que foram produzidos tais documentos.

Os documentos têm uma forma de serem compostos, dependendo da espécie que o reveste e da época em que foram redigidos. Há elementos intrínsecos que aparecem no teor dos documentos e subpartes que os compõem. O projeto buscou elaborar um trabalho analítico, com a finalidade de verificar as partes que aparecem nos documentos preservados no Arquivo Geral da Câmara Municipal de Santa Maria.

Para a realização do trabalho, a turma foi dividida em grupos, sendo que cada grupo escolheu diferentes documentos para serem objeto de trabalho, de acordo com critérios de tamanho, letra clara, importância histórica, presença de caracteres intrínsecos.

Contribuindo com a pesquisa dos acadêmicos, o Arquivo Geral da Câmara disponibilizou sala para a realização das aulas práticas da disciplina de Diplomática, que ocorreram na Câmara de Vereadores, possibilitando ainda o acesso ao acervo de documentos.

O projeto de pesquisa, coordenado pela da professora Eneida Isabel, contou com o apoio da assessora técnica Jara Rejane da Silveira, responsável pelo Arquivo Geral da Câmara.