Avaliação in loco de cursos da UFSM

Mais três cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebem a visita, in loco, para fins do Ato Regulatório de Reconhecimento, segundo as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme comunicados do INEP/MEC recebidos pela Procuradora Educacional Institucional (P.I.), Ivete Maria Klein Lunkes.

O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, da Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins (UDESSM), recebeu a Comissão de  Avaliação do MEC, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro do corrente ano, para a realização dos procedimentos. Os professores avaliadores eram da Universidade Católica de Santos e da Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Agrárias.

Também está passando pelo processo de avaliação para fins de Reconhecimento, de 4 a 7 de dezembro deste ano, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da UDESSM. Os professores da Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Universidade Federal de Uberlândia formam a Comissão de Avaliação indicada pelo MEC.

Outro curso que passará por avaliação é o Curso de Letras Português-EAD, Polo Sobradinho. Este receberá a visita, in loco, no período de 7 a 10 de dezembro de 2011.

Em todas as avaliações, in loco, ocorrem reuniões com os dirigentes da IES, com os coordenadores de cada curso, com a CPA, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), e os dicentes. Também, durante o período de avaliação, acontecem visitas às instalações das instituições; reuniões com os docentes; entre outros procedimentos.

Com o término da avaliação, será elaborado o Conceito Final, com os resultados que cada curso recebeu na avaliação. O Conceito definirá se o curso está apto a ser reconhecido ou não. Para que isso aconteça, o mesmo deverá receber Conceito Final igual ou superior a três, numa escala de um a cinco. Quando o curso é reconhecido, o MEC emite a Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União (DOU).

Repórter:

Mariana Cunha Fontana