A solenidade oficial de posse do reitor Paulo Afonso Burmann ocorre nesta terça-feira (26), às 11h, em Brasília. Desde o último sábado (23), o professor Burmann é, oficialmente, o novo reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Na última sexta-feira (22), um decreto do Ministério da Educação nomeou Burmann para o novo mandato de quatro anos à frente da UFSM.
Paulo Burmann e Luciano Schuch venceram a consulta à comunidade universitária para reitoria da UFSM com 51,94% dos votos válidos, o equivalente a 5,8 mil votos. A consulta foi realizada entre os dias 27 e 28 de junho deste ano, envolvendo cerca de 12 mil votantes, entre técnico-administrativos, professores e estudantes. Três chapas concorriam na disputa.
Em seguida, respeitando o resultado da consulta pública, ocorreu a eleição pelos conselhos superiores da Universidade – Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores – em sessão extraordinária realizada no dia 11 de julho. Na ocasião foi a elaborada a lista tríplice apresentada ao Ministério da Educação.
Uma cerimônia festiva em Santa Maria está marcada para o dia 4 de janeiro, às 10h30min, no Centro de Convenções, quando irá tomar posse a equipe que acompanhará Burmann na gestão da Universidade pelos próximos quatro anos. Na ocasião, o reitor dará posse ao vice-reitor, pró-reitores e demais cargos de direção.
“O desafio está posto. Enfrentamos severas restrições orçamentárias nos últimos quatro anos e temos um cenário complexo pela frente. Mas, apesar das dificuldades, continuarem levando a Universidade Federal de Santa Maria pelo caminho do fortalecimento desta que é uma das instituições mais importantes do país”, afirma o reitor.
De acordo com Burmann, a equipe de gestão está sendo reestruturada para o novo mandato, visando, principalmente, o fortalecimento da instituição e seus indicadores de qualidade na graduação, pós-graduação e nas atividades de extensão. “Vamos seguir trabalhando para termos uma Universidade ainda mais qualificada, em seus quatro campi, e para estabelecermos uma relação cada vez mais estreita com a comunidade, que deposita sobre a Universidade uma grande expectativa”, observa Burmann.
Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor