O analista de Tecnologia de Informação Marcelo Lopes Kroth representou a Comissão de Estudos de Gestão de Documentos Arquivísticos Institucionais (Comissão Gedai/UFSM) nas Jornadas Internacionales de Acceso a la Información, em Buenos Aires, no início deste mês. Organizadas pela Red de las Jornadas de Acesso a la Informanción (JIAI) e pela Universidad Nacional de Luján, as jornadas reuniram professores, pesquisadores e especialistas em acesso à informação da América Latina.
O servidor da UFSM apresentou o trabalho “Construindo documentos arquivísticos nato digitais para a posteridade”, elaborado em conjunto com Gustavo Zanini Kantorski, Marcos Vinícius Souza, Daiane Pradebon, Débora Flores e Neiva Pavezi, integrantes da Comissão Gedai. A comunicação fez parte do painel “Archivos, Fuentes y Redes de información para la inclusión ciudadana”, coordenado pesquisador André Porto Ancona Lopez, da Universidade de Brasília (UnB).
As jornadas têm a finalidade de gerar conhecimento para o tema da administração, organização e preservação de arquivos públicos e privados de forma interdisciplinar. Além disso, o encontro permite compartilhar modelos, favorecer o intercâmbio de experiências, refletir sobre a importância dos arquivos e da gestão documental e fomentar a proteção do patrimônio documental e fortalecer os direitos do Acesso à Informação.