Professora da UFSM vai receber o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017 da Fapergs

Cristina Wayne Nogueira

A professora Cristina Wayne Nogueira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM, foi agraciada com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, concedido pela Fapergs, na área Pesquisador Destaque Ciências Biológicas. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 5 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Cristina possui graduação em Farmácia pela UFSM e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi membro do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da Fapergs de 2006 até julho de 2011, tendo sido coordenadora deste Comitê Assessor de setembro de 2007 até julho de 2011. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicidade e farmacologia de organocalcogênios, estresse oxidativo, inibição de enzimas sulfidrilicas (ALA-D) e antioxidantes.

Em 2010, foi agraciada com o Prêmio Scopus Brasil/ 2010 e recebeu a Medalha do Cinquentenário da UFSM.

Ao longo de sua vida acadêmica, Cristina publicou 365 artigos científicos, com 8,5 mil citações. Também orientou 25 mestres, 21 doutores e teve sete supervisões de pós-doutorado e inúmeros alunos de iniciação cientifica. É a única pesquisadora 1A do CNPq da UFSM.

A premiação foi criada pela Fapergs com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. Mais informações sobre a premiação no site da Fapergs.