Um artigo escrito por dois professores do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) foi premiado como o melhor trabalho em um simpósio sobre pesquisa operacional – área que estuda a aplicação de métodos científicos em questões como administração e gerenciamento para auxiliar na otimização e tomada de decisões. O artigo é de autoria dos docentes Olinto César Bassi de Araújo e Guilherme Dhein, do CTISM, e Márcia Helena Fampa, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A 49ª edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) ocorreu de 27 a 30 de agosto na cidade catarinense de Blumenau. Havia 55 trabalhos – alguns estrangeiros – concorrendo ao prêmio, que se chama Roberto Diégues Galvão.
O artigo, intitulado “Minimizing the makespan on parallel machines with sequence dependent deteriorating effects”, trata sobre “a melhor forma de planejar a execução de tarefas em uma planta de fábrica com linhas de produção em paralelo”, segundo Olinto. O problema considera que “as máquinas sofrem desgaste e o objetivo é encontrar uma configuração na qual todas as tarefas sejam processadas em um tempo mínimo”, diz.
De acordo com o professor, esse é um problema “clássico na literatura de pesquisa operacional” e o artigo propôs, “pela primeira vez, um modelo de matemática linear que consegue resolver problemas práticos com dimensões reais”. Ele revela que o trabalho demorou pelo menos quatro meses para ser desenvolvido.
O SBPO é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências em áreas como gestão financeira, logística e transportes, estatística e otimização combinatória. Segundo Olinto, é considerado o evento científico nacional mais importante sobre pesquisa operacional e otimização.
Texto: Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM
Foto: Olinto César Bassi de Araújo/Arquivo pessoal