Conhecimento e diversão lado a lado no Descubra UFSM

Nem o tempo chuvoso afastou os estudantes interessados em descobrir qual profissão escolher. No primeiro dia da 4ª edição do Descubra UFSM, houve muita movimentação de alunos que buscavam, através dos graduandos, conhecimentos sobre a formação dos acadêmicos na UFSM e a atuação dos profissionais no mercado de trabalho.

As maquetes sob a mesa do estande da Arquitetura e Urbanismo despertaram o interesse dos estudantes em descobrir, entre outras questões, o que diferencia a Arquitetura da Engenharia Civil. De acordo com Willian, acadêmico do 8º semestre de Arquitetura, os alunos relatam muitas incertezas sobre o funcionamento do curso. “Eles possuem muitas dúvidas sobre qual a função dos arquitetos urbanistas, comercialmente falando. Até a questão da arquitetura de interiores, têm muitos alunos que não compreendem a magnitude disso, que vai muito além da simples escolha de revestimentos”, comenta o graduando.

Para os estudantes do Ensino Médio que desejam tirar dúvidas sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, Willian explica, no estande do Centro de Tecnologia (CT), sobre as atividades realizadas ao longo da graduação. Através de etapas, os futuros arquitetos elaboram projetos cada vez mais complexos, que variam de acordo com o andamento do curso.

O local em que se encontram os cursos do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) contou igualmente com o olhar atencioso dos estudantes que circulavam pelo Descubra. Com variados cartazes com perguntas como “O impeachment foi golpe?” e “Não existe racismo no Brasil?”, o estande do curso de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura foi um espaço no qual os alunos informaram-se sobre a graduação.

Os estudantes Sérgio Moraes e Manuella Ibargoyen, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de Santana do Livramento, do 4º e 3º ano respectivamente, ainda não decidiram a profissão que irão seguir. Porém, a área que mais despertou interesse nos jovens foi a de Humanas, especialmente os cursos de Ciências Sociais e Direito.

Eles, assim como os demais alunos do Ensino Médio presentes no Descubra, puderam divertir-se com a “Cabine Prae” e obter mais informações sobre a universidade. Com um fone nos ouvidos, o jovem escolhido para participar da brincadeira deveria responder “sim” ou “não” às perguntas realizadas pelos universitários assim que uma lâmpada acendia. Ao término dos questionamentos, os visitantes ganharam itens personalizados da Prae, como canetas, camisetas, bloco de notas e até sobremesas do Restaurante Universitário.

Um espaço para a floricultura

Os estandes que compõem a 4ª edição do Descubra não são destinados apenas à graduação. Os cursos técnicos também estão presentes no evento com a realização de minicursos ao longo dos três dias. Um deles é o técnico em Paisagismo, do colégio Politécnico que, por meio da Floresce – Floricultura Escola, promoveu os workshops sobre terrário, às 10h30min e arranjos florais, às 15h.

De acordo com a estudante de Paisagismo Alice Maciel, o objetivo da promoção dos workshops é tornar o curso mais conhecido aos alunos. “O curso técnico, diferente da graduação, tem mais prática. Então o nosso objetivo é trazer mais alunos, pois muito deles não possuem interesse em fazer uma graduação e sim um técnico”, comenta a acadêmica.

Os minicursos serão realizados nos dias 16 e 17, sempre nos mesmos horários e com as mesmas temáticas.

O Descubra, cujo tema “Seus momentos mais confusos estão cheios de respostas”, ocorrerá até o sábado (16), no Centro de Eventos do campus sede. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Texto e fotos: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo