​Audiência pública debate a situação orçamentária na UFSM nesta sexta-feira (15)

A UFSM promove nesta sexta-feira (15), às 11h, uma audiência pública aberta à comunidade, para discutir a situação orçamentária da instituição. O objetivo da atividade é apresentar informações e as medidas que estão sendo tomadas para a otimização dos recursos e a garantia da sustentabilidade da Universidade. O debate acontece na sala 218, do prédio da Reitoria, no campus de Camobi.

O pró-reitor de Administração da UFSM, José Carlos Segalla, explica que a atividade visa sensibilizar a comunidade acadêmica e o público externo para a necessidade de maior rigor e planejamento para os próximos meses. “A Universidade vem realizando ações no sentido de reduzir gastos e otimizar os recursos disponíveis, mas, para isso ser efetivo, precisamos contar com o apoio e a colaboração de todos os segmentos”, afirma o pró-reitor.

O contingenciamento orçamentário na UFSM iniciou em 2014 e já soma pelo menos R$ 270 milhões. Na última semana, o Ministério da Educação anunciou a liberação de R$ 9,5 milhões para a UFSM, referente ao repasse de verbas já previstas no orçamento, mas que estavam contingenciadas. O recurso está sendo destinado para a quitação de serviços já contratados pela Universidade, como encargos e continuidade de obras.