A emoção é uma temática de estudos não só consolidada na área da Psicologia, como também em ascensão em outros tantos campos de estudo. Para o professor João Freire Filho, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), essa valorização é tão relevante que “no entendimento de muitos autores, estaríamos assistindo a uma ‘guinada emocional’ análoga à ‘virada linguística dos anos 1970’. No entanto, na Comunicação, os estudos sobre a emoção não têm obtido esse destaque, mesmo com “a extraordinária assiduidade com que as experiências e condutas emotivas são representadas, mobilizadas, compartilhadas e debatidas em distintos artefatos midiáticos”, analisa o pesquisador.
É a partir dessas problematizações que Freire Filho debaterá o tema “A vida pública das emoções” na aula magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM), nesta terça-feira (12). Além de estimular a reflexão sobre o assunto, o professor pretende demonstrar “como a emoção pode constituir uma categoria ou uma dimensão analítica frutífera para o desenvolvimento de investigações na área da comunicação no Brasil, em uma conjuntura marcada por inovações tecnológicas, ‘guerras culturais’ e polarização política”.
A aula magna será realizada às 9h, no auditório da Multiweb (prédio 67). O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.