Representantes do Laboratório de Negócios Sociais e Criativos (Lab_NSC) da UFSM, em parceria com a Associação Brique da Vila Belga (ABVB), reuniram-se no último dia 24 com integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria.
O Brique da Vila Belga é um dos projetos apoiados pelo LAB_NSC da UFSM, programa de extensão coordenado pela professora Debora Bobsin, docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH. O trabalho de assessoria desenvolvido junto ao Brique objetiva fortalecer a gestão da ABVB, por meio de consultorias e capacitações no campo das metodologias participativas de gestão e da inovação social.
Como principal pauta da reunião, foram apresentadas ao secretário, Everton Falk, demandas de médio e longo prazo para melhoria da infraestrutura da Vila Belga, de forma a valorizar o patrimônio cultural e ampliar os espaços públicos da cidade.
Também foram discutidas possíveis parcerias entre a prefeitura e a ABVB, objetivando fortalecer as ações culturais e de economia criativa que ocorrem no Brique. Esta parceria poderá consolidar o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer da Vila Belga, criado pela Lei Municipal n. 6057, de 3 de maio de 2016.
Demandas apresentadas à secretaria:
De curto prazo: Wi Fi aberto na Vila Belga, iluminação pública, conserto imediato do calçamento e buracos das ruas, banheiros químicos para o público visitante nos dias de brique;
De médio prazo: instalação de equipamentos públicos, como lixeiras, bancos, floreiras, bebedouros e sinalização;
De longo prazo: audiência pública para discutir restauração e destinação dos prédios públicos para fins culturais e implantação do polo criativo. Restauração da Gare e da história da ferrovia para visitação.
Foto: Divulgação