Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do CTISM apresenta equipamento para esgrima em cadeira de rodas em evento



O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) participou da 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI), com a apresentação do fixador servo-assistido para Esgrima em Cadeiras de Rodas desenvolvido pelos professores Gilberto Pavani (IFRS – Campus Restinga), Ricardo Pavani (Centro Universitário Metodista – IPA) e Sergio Pavani (CTISM – Universidade Federal de Santa Maria). 

Realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, no Centro Vida Humanístico, em Porto Alegre, o evento teve como objetivo gerar convivência e troca de conhecimentos e experiências entre associações, pessoas com deficiência, instituições de ensino e público em geral, sendo promovida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul.

A ExpoTAI permitiu o diálogo entre instituições de ensino públicas e privadas, visando a tornar o Rio Grande do Sul um lugar mais acessível e inclusivo, bem como destacar a relevância do paradesporto, que fomenta a autonomia das pessoas com deficiência.

O protótipo assistivo apresentado foi baseado no binômio interdisciplinar de reabilitação e inclusão, visando à implementação de um processo de inclusão através do esporte, especialmente, para a modalidade de Esgrima em Cadeira de Rodas (ECR).

O projeto foi desenvolvido com o trio de pesquisadores, pai (Prof. Sergio Pavani), filho (prof. Ricardo ) e o irmão do prof. Sergio (Prof. Gilberto), baseado na experiencia profissional de cada um e orientado pela experiencia como preparador físico da seleção paralímpica da Esgrima em CR (cadeira de rodas).

O projeto envolveu a pesquisa e a construção final de um produto (fixador servo-assistido) para testar sua capacidade de universalização junto aos atletas da esgrima adaptada, bem como todas as etapas físicas e sociais de implementação da concepção de uma pista auxiliar envolvendo dispositivos que permitam a fixação de uma cadeira de rodas através de atuadores hidráulicos ou pneumáticos. O acionamento da fixação é previsto ser realizado pelo próprio atleta ou auxiliar (cadeirante ou não) ou árbitro/mesário.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-32815

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes