Reclinados
sobre a poltrona e com a atenção voltada para cima, os visitantes
do Planetário da UFSM buscam, por meio das imagens astronômicas
visualizadas na cúpula, obter novos conhecimentos sobre as questões
que permeiam o universo.
Com
a nova temporada reaberta ao público, os filmes disponíveis no
Planetário despertam a curiosidade e a
atenção
dos mais variados públicos. “O fascínio pelo Planetário
transcende a questão acadêmica. É uma conexão que o ser humano
tem com o universo, uma necessidade de desvendar um pouco de onde
viemos, para onde vamos. Essa conectividade com o universo seduz
todas as idades”, comenta Diana Sampaio, atual diretora do
Planetário.
O
Planetário da UFSM é permeado por várias histórias interessantes,
conforme relembra Diana. Em 1960, através de um pedido realizado
pelo professor Mariano da Rocha, o arquiteto Oscar Niemeyer desenhou,
em um guardanapo de papel, um esboço do projeto arquitetônico
semelhante ao que se tem hoje. O rascunho serviu de orientação para
que o arquiteto Oscar Valderato desse início ao quarto Planetário a
ser construído no Brasil, o oitavo na América Latina e o primeiro
no Rio Grande do Sul. “O Planetário
tem uma função estratégica na questão sociocultural da cidade.
Ele é um ícone arquitetônico e já atrai muita gente”, ressalta
Diana.
Ainda
que seja concebido como um lugar sem limite para idades, os
visitantes mais assíduos do Planetário são
as crianças.
No ano de 2016, cerca de 700 escolas foram recebidas, totalizando
mais de 20 mil crianças, conforme informou Diana. Por
meio
do agendamento prévio feito pelos colégios, o público infantil
pode desfrutar não só dos filmes que são transmitidos, como também
das curiosidades físicas e brincadeiras feitas pelos monitores antes
e depois da sessão.
A
nova temporada de sessões do Planetário inicia com novidades na
gestão. Através de um projeto de extensão que tem como título “A
formação do universo e a preservação
da vida – iniciação à astrofísica no Planetário”,
a equipe busca formalizar e divulgar o trabalho já existente, bem
como aprimorá-lo. Segundo Diana, o projeto também procura realizar
levantamentos qualitativos e quantitativos em relação aos efeitos
causados pelas sessões, para que posteriormente esses dados possam
ser divulgados ao público.
O
outro objetivo planejado pela nova gestão é, juntamente com a Facos
Agência, desenvolver uma campanha para repensar a própria marca do
Planetário, bem como elaborar produtos que solidifiquem esse espaço.
De acordo com Diana, este é um grande momento para que o trabalho
tenha maior reconhecimento e que desempenhe a demanda apresentada
pelos visitantes. “Todo mundo que vem e assiste
a
uma
sessão do Planetário
gostaria de levar alguma coisa de recordação. Então, é uma grande
oportunidade de nós divulgarmos e termos esses produtos que vão
consolidar a marca Planetário da UFSM”, destaca.
Sessões gratuitas à comunidade acadêmica
Com
o objetivo de estimular a visitação
ao Planetário, em especial da comunidade acadêmica, será promovida
uma sessão gratuita todas as
quintas-feiras,
às 16h. Conforme Diana, muitos alunos e técnico-administrativos
mantêm
contato com a Universidade
durante vários anos, mas não têm
acesso ao Planetário. Membros da comunidade acadêmica podem comprovar vínculo mediante apresentação de algum documento. As sessões das quintas-feiras também podem ser conferidas pela comunidade externa.
Também busca-se incentivar a visitação pelas parcerias com as unidades acadêmicas, como a sessão realizada recentemente para os calouros do Centro de Educação (CE). Essa atividade fez parte da programação de acolhimento aos novos alunos do CE.
As
sessões têm duração de 25 a 40 minutos, dependendo do filme escolhido. Para
realizar uma visita, é necessário que seja feito agendamento
prévio, com no mínimo 48 horas
de antecedência. Os grupos necessitam ter 30 pessoas para que a
sessão seja realizada. A contribuição é no valor de R$
4,00
para o público em geral e R$
2,00
para estudantes. Conforme a condição socioeconômica das escolas,
há isenção
completa da taxa ou é cobrado um valor simbólico de R$
1,00.
Mais
informações pelo
telefone (55) 3220-8226, site ou página no
Facebook.
Texto:
Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da
Agência de Notícias
Fotos: Gabrielle Ineu Coradini/Arquivo
Edição: Ricardo Bonfanti